Games

Às vésperas da FNCS, Spitflow acumula R$ 500 mil só com premiações

Spitflow é um dos favoritos para a próxima FNCS - Fornite Champion Series

Há alguns anos, alguém dizer que ganhava dinheiro jogando jogos eletrônicos era algo difícil de acreditar. Com a consolidação do cenário competitivo de e-sports ao redor do mundo, no entanto, essa já é a realidade de muitos jovens. Eles ganham milhares sem sair de casa e fazendo o que gostam: jogar com amigos.

Este é o caso de Matheus “Spitflow” Pereira, de 19 anos, morador de Florianópolis (SC). Ele, que começou a jogar em 2019, já acumula cerca de R$ 500 mil só com premiação de campeonatos de Fortnite, nas categorias solo, duplas, ou trios. O jogador é uma promessa brasileira para Fortnite Champion Series (FNCS), que terá início no próximo dia 2 de maio.

Foto: Spitflow

Spitflow começou em Counter-Strike: Global Offensive e no PlayerUnknown’s Battlegrounds, outro battle royale, mas foi no Fortnite que tudo mudou. Ele migrou para o jogo da Epic Games para jogar com amigos apenas por diversão, mas logo percebeu ter talento para ir além. “Jogava todos os dias com os meus amigos da escola, mas sempre conseguia muito mais abates que eles”, relembra. Então, decidiu investir tempo nas Cash Cups, competições semanais organizadas pela própria Epic Games que garantem, além da premiação em dinheiro, vagas para os campeonatos mundiais aos mais bem colocados.

O primeiro prêmio a cair na conta bancária do player, cerca de 200 dólares, foi ainda em 2019. “Minha mãe não acreditava quando eu dizia que dava para ganhar dinheiro jogando”, diz. “Mesmo quando caiu o primeiro prêmio, ela dizia que era algo único e difícil de conseguir de novo”. Pouco tempo depois, Spitflow mostrou para a mãe quão errada ela poderia estar, ganhando cada vez mais dinheiro com o game.

No total, foram dez vezes em que Spitflow conseguiu vagas para disputar a Fortnite Champion Series (FNCS) e ganhou 50 mil dólares nessas disputas. A melhor colocação foi quando ele alcançou a segunda colocação no campeonato mundial, na Season 12, e recebeu 7,5 mil dólares pela pontuação. Já a melhor premiação em dinheiro foi na Season 17, quando ele ganhou 13,5 mil dólares pela 6ª colocação na edição solo.

Foto: Spitflow

Só em março deste ano, já foram mais de 20 mil dólares em premiações de campeonatos internos do próprio Fortnite. Com o montante, o jovem de apenas 19 anos já conseguiu comprar um novo computador para continuar jogando, um celular de presente para a sua mãe e, em breve, realizará o sonho de ter seu próprio carro, tudo à vista.

Além do dinheiro recebido em premiações, Spitflow também é contratado por um time para jogar. O primeiro convite para integrar uma organização surgiu em poucos meses de game, com um salário mensal apenas para que ele jogasse os campeonatos. “Era pouco, mas logo fui pra uma equipe maior e mais conhecida”, relembra.

Hoje, o pro player representa a organização norte-americana Team 33 com outros dois brasileiros. Foi com esses destaques que Spitflow se tornou um dos favoritos para a próxima FNCS, que começa na próxima segunda-feira (2 de maio).

Foto: Spitflow

Acompanhe o jogador no Instagram, Twitter e Youtube.