Com a popularização dos games durante a pandemia mais e mais novos jogadores chegam a esse enorme mercado. Também é fácil perceber que a brincadeira pode sair cara se o jogador quiser experimentar lançamentos que ficam mais caros a cada dia.
Jogos cada vez mais caros
Recentemente fontes da indústria deram conta de que o novo “preço padrão” para grandes jogos nos EUA chegou a U$70,00, o que significa em conversão direta aproximadamente R$400,00.
Com valores tão altos jogar se torna um passatempo bastante seletivo em um país como o nosso, onde o salário mínimo quase não compraria três dos badalados lançamentos que todos os meses chegam as prateleiras.
De olho nessas dificuldades as empresas estão buscando alternativas para que os jogadores possam aproveitar os games sem recorrer a downloads ilegais e colocar seus sistemas em risco usando jogos liberados por programas que podem comprometer computadores e consoles com vírus e outras ameaças virtuais.
Serviços de assinatura são alternativa
Assim como a Microsoft com o Game Pass e a Eletronic Arts com seu EA Play a Ubisoft, dona de franquias como Assassins Creed e FarCry lançou seu serviço exclusivo de assinatura para que o gamer possa acessar sua biblioteca pagando mensalmente ao invés de adquirir cada jogo.
O Ubisoft Plus até agora está disponível apenas para jogadores de PCs por R$49,90, disponibilizando mais de 100 jogos, a empresa anunciou recentemente que o serviço deve chegar aos consoles Xbox da Microsoft, mas ainda sem confirmação de data ou se o sistema, a exemplo do EA Play, será integrado “dentro” Game Pass, principal serviço de assinatura de games disponível hoje para PC ou Xbox, o que seria uma grande vantagem para os assinantes da Microsoft.
Opções:
Jogando em PCs ou Consoles, hoje são muitas as opções de assinatura que entregam um grande catálogo ao jogador.
Nos PCs temos o PC Game Pass da Microsoft, que conta com lançamentos da empresa no primeiro dia, com games consagrados da marca como Forza Horizon, Gears of War, Halo, Minecraft, Flight Simulator em mais de 100 jogos diversos. E não para por ai, os assinantes também recebem acesso ao catálogo da Eletronic Arts pelo EA Play.
O serviço custa 5 reais pelos primeiros três meses e R$29,90 a partir de então.
Você também pode assinar o EA Play separadamente, focado em conteúdo exclusivo da EA você tem acesso a jogos como os Need for Speed, games de esporte como FIFA, NBA, NFL e muito mais.
O serviço pode ser assinado de dentro da plataforma Steam ou no site próprio para ser usado no aplicativo próprio da EA e custa R$19,90 por mês ou 109,90 por ano.
Nos consoles a Microsoft oferece o Game Pass, com seus conteúdos exclusivos para o console e o Game Pass Ultimate, versão mais completa do seu plano de assinatura que funciona no PC e também no console e engloba adicionais como o plano Live Gold que dá jogos em definitivo (continuam seus mesmo encerrando a assinatura) e descontos além de adicionar o EA Play também no console.
Outra grande vantagem do plano Ultimate é o Xbox Cloud Gaming, que permite que você jogue através de streaming sem precisar de um computador gamer ou um console Xbox, podendo jogar em um celular ou outra tela com acesso a um navegador de internet.
Os preços são de R$29,90 para a assinatura básica no console e R$44,90 para a assinatura Ultimate e esses são os planos mais populares hoje.
E a Sony?
Por hora não há nenhuma confirmação oficial de um plano de assinatura da dona do PlayStation que segue a margem desse mercado emergente. Atualmente a empresa cobra assinatura apenas para dar ao jogador a possibilidade de jogar contra ou com outros jogadores via internet e entrega alguns games grátis todos os meses aos assinantes.
Existe o rumor do “Project Spartacus” que seria um plano de assinatura da empresa similar ao Game Pass da Microsoft mas que por hora se mantém como rumor.