O BIG Festival, o maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina, em parceria com a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais , anuncia uma nova competição para a edição de 2023, o Pitch@BIG. A disputa tem como objetivo ser uma vitrine para investidores conhecerem games desenvolvidos em toda a América Latina e conectar estúdios locais com grandes nomes do mercado.
A competição será apresentada pelo guru de business, Jason Della Rocca, e nela os estúdios terão a chance de exibirem seus jogos para um júri de investidores e publishers, a fim de se consagrar o melhor pitch do BIG Festival. No mínimo cinco estúdios terão a oportunidade de realizar um pitch, de cinco minutos, ao vivo no palco do BIG Festival 2023 para tentarem convencer o júri a investir em seu projeto.
>> Quer receber notícias e novidades do mundo GAMER de forma 100% gratuita? Participe do nosso grupo de WhatsApp!
Além de toda a exposição dos projetos dos participantes para a mídia, investidores e publishers, o Pitch@BIG vai oferecer um par de ingressos para as Reuniões de Negócios do BIG Festival 2024 (com acesso ao Coquetel VIP). Para o público em geral, estão sendo programadas duas mentorias com o expert em pitch, Jason Della Rocca. A primeira será online, no dia 17 de maio, e a outra será presencial, no primeiro dia do BIG Festival (detalhes sobre horários e datas serão confirmados em breve).
Para Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival, o Pitch@BIG é uma grande oportunidade de cada vez mais expandir o mercado latino de games e consolidar a América Latina no mundo dos jogos. “O BIG sempre se preocupou em dar espaço para os estúdios independentes mostrarem seus jogos e demonstrarem como o nosso mercado é forte e cheio de grandes sucessos. O Pitch@BIG vem para consolidar ainda mais esse trabalho e dar a oportunidade para esses empreendedores crescerem e demonstrarem seus jogos para milhares de pessoas e publishers/estúdios do mundo todo”, afirma Steinberg.
“O Pitch@BIG dará aos estúdios a oportunidade de impressionar alguns dos mais conceituados profissionais da indústria de jogos e de possivelmente fechar um acordo em questão de minutos”, diz Eliana Russi, Diretora de Operações da Abragames. “O evento também oferece aos desenvolvedores, aspirantes a gamemakers e outros membros do público a chance de aprender mais sobre o processo de pitch; tudo estilizado, em uma apresentação intensa, ao vivo e onde é tudo ou nada.”
As inscrições para o Pitch@BIG já estão abertas e acontecem até o dia 26 de maio. Os estúdios que quiserem participar devem atender alguns requisitos básicos, como: o pitch e todo material enviado deve estar em inglês, apenas projetos da América Látina poderão participar, ter PC ou console como plataforma primária de seu jogo, entre outros. A data dos pitchs será anunciada durante o BIG, entre os dias 29 de junho a 02 de julho. Para conferir todos os detalhes, regulamento e preencher o formulário de inscrição acesse o site do BIG Festival.
BIG Festival 2023
O BIG Festival 2023 acontecerá dos dias 28 de junho à 2 de julho no São Paulo Expo. A edição será a maior já realizada e acontecerá em um espaço com o dobro do tamanho da edição anterior, a maior até então.
A expectativa é que 50 mil pessoas participem do evento, que recebeu a inscrição de 626 jogos de 55 países, estabelecendo um recorde na história do festival.
Para acompanhar todos os anúncios de jogos, empresas e venda de ingressos, confira o site do BIG Festival.
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival tem o apoio da Sabesp; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Omelete, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Best International Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, lançamentos de jogos de publishers renomadas, encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como publishers e investidores do mundo inteiro.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. Sua missão é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira através da representação e da interlocução do ecossistema nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Abragames criou o Projeto Setorial de Exportação Brazil Games, um programa sem fins lucrativos cujo objetivo é fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.