Muitos jogadores não sabem imediatamente qual estúdio é a Bioware. Porém, quando começamos a citar os (fantásticos) jogos que desenvolveram, qualquer um entende a importância do estúdio na história dos games: Mass Effect, Dragon Age, Baldur’s Gate, Star Wars: Knights of the Old Republic…
A lista é grande e com incríveis sucessos de público e de crítica. Acontece que em algum momento, um pouco da mágica do estúdio se perdeu. Com a saída de algumas peças chaves, a compra do estúdio pela EA e o começo de uma mudança de paradigma nos jogos (inclusão de multiplayer, microtransações, etc), os jogos que tinham a marca da empresa começaram a parecer mais genéricos.
Gary McKay, gerente geral da Bioware escreveu uma carta-aberta sobre como o estúdio está mudando e como pretende reconstruir a relação com os fãs e a comunidade, ainda mais após o jogo promessa Anthem ser uma decepção e ter sido desligado os servidores.
Abaixo alguns trechos traduzidos e você pode ler completo clicando AQUI (em inglês):
“Faz pouco mais de um ano desde que assumi o cargo de gerente geral da BioWare. No início do novo ano, eu queria aproveitar a oportunidade para fazer uma retrospectiva de 2021, falar sobre onde estamos como estúdio agora e compartilhar algumas ideias e planos para o futuro. (…)
(…)Por mais desafiadoras que as coisas tenham sido, temos muitas coisas realmente empolgantes pela frente – especialmente nossos próximos lançamentos! Em primeiro lugar, estou animado para lançar Legacy of the Sith , a mais recente expansão de Star Wars®: The Old Republic ™ , em 15 de fevereiro. Estamos à porta de uma nova expansão que verá os jogadores com mais estilo de combate escolhas, um novo enredo que leva você de volta às profundezas subaquáticas de Manaan e à fortaleza Sith em ruínas no planeta Elom, e muito mais! Tudo começa em fevereiro e teremos mais atualizações ao longo do ano. Estamos extremamente orgulhosos de ter criado um jogo que funciona com sucesso há dez anos.
E, claro, continuamos trabalhando duro nas próximas iterações de Dragon Age e Mass Effect . Estou vendo um trabalho incrível de ambas as equipes. Se você está curioso sobre Mass Effect, eu encorajo você a dar uma olhada no pôster que lançamos no Dia N7 . Se você olhar de perto, há um punhado de guloseimas escondidas; Pelas minhas contas, há pelo menos cinco surpresas, todas apontando para um futuro incrível no universo de Mass Effect . Quanto a Dragon Age, temos um grupo veterano de desenvolvedores talentosos trabalhando na próxima iteração da franquia. Estamos focados em uma experiência de jogador único, baseada nas escolhas que importam.
Quando assumi o papel de GM, falei sobre reconstruir nossa reputação, e isso continua sendo uma grande prioridade. Estamos focados em construir de volta a confiança de nossos fãs e da comunidade, e planejamos fazer isso oferecendo os tipos de jogos pelos quais somos mais conhecidos e garantindo que eles sejam da mais alta qualidade. Nossa missão é “ Criar mundos de aventura, conflito e companheirismo que o inspirem a se tornar o herói de sua história. “Queremos que o lançamento dos nossos jogos seja um momento seminal na indústria. Queremos que cada jogo receba o tipo de reação que vimos em Mass Effect Legendary Edition . Sentimos que temos as pessoas certas, o foco criativo certo e o suporte da EA para cumprir a promessa.
Uma das minhas citações favoritas de 2021 vem do resumo Games of the Year da GameSpot, e acho que ilustra que estamos indo na direção certa: “ Mass Effect: Legendary Edition é um lembrete gigantesco de quão bom desenvolvedor BioWare é quando está disparando em todos os cilindros. ”
Mal podemos esperar para ver no que estamos trabalhando e ansiosos para compartilhar mais no futuro. Até então, obrigado por fazer parte da nossa história.Desejando a você tudo de bom no Ano Novo,
Gary”
A Bioware por muitos anos foi uma referência em jogos de RPG, trazendo grandiosos jogos para as mais diversas plataformas. Porém com a aquisição dao estúdio pela EA, os últimos jogos lançados tiveram qualidade abaixo dos jogos mais antigos, como Mass Effect Andromeda que tem Metacritic baixo por conta dos gráficos estranhos e uma história fraca.
Esperamos que a empresa se reerga e nos traga novos clássicos como os antigos foram, jogos que marcaram gerações que nos trouxeram universos e personagens inesquecíveis.