Games

Capcom confunde jogadores com proteção contra mods em jogos antigos

A criadora de Street Fighter e Resident Evil causa polêmica ao combater a criação de modificações não oficiais para jogos antigos

Foto: Reprodução

A Capcom, conhecida editora e desenvolvedora japonesa criadora de Street Fighter, Resident Evil e diversas outras franquias de sucesso gerou polêmica ao, em outubro de 2023, equiparar mods não oficiais a trapaças e iniciar ações contra a disseminação de fan arts.

Segundo o Gamesardar, cerca de um mês atrás, a Capcom começou a enviar reclamações ao YouTube sobre violação de direitos autorais em vídeos de Monster Hunter que exibem ou mencionam mods.

Nesse mesmo período, a Capcom começou a incorporar o The Enigma Protector em seus jogos antigos para PC. Embora possa ser utilizado como medida antipirataria, neste caso, a intenção é bloquear mods.

Nas últimas semanas, a Capcom implementou o Enigma nas coleções Mega Man Zero/ZX Legacy e Mega Man Battle Network Legacy, além do Resident Evil Revelations, um jogo com quase 11 anos.

LEIA TAMBÉM ► Uta, Shanks e Koby chegam a ONE PIECE: PIRATE WARRIORS 4

Especificamente, o Resident Evil Revelations passou a funcionar tão mal após a atualização (em alguns casos, o jogo nem iniciava) que a Capcom precisou reverter a correção — no entanto, o Enigma será reintroduzido no jogo em um futuro próximo.

Em resposta, entusiastas já começaram a buscar maneiras de contornar o Enigma com mods (nos casos das coleções Mega Man, até conseguiram), e os jogadores, indignados e perplexos com a situação, passaram a dar avaliações negativas aos jogos e reclamar em redes sociais.

A Capcom demonstra aversão a mods, parcialmente devido ao risco associado de prejudicar a reputação da empresa, como ocorreu no outono passado, quando, durante o torneio Street Fighter 6, alguém inadvertidamente permitiu a entrada de uma Chun-Li nua na partida.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!