Em março deste ano o governo chinês aumentou algumas restrições para jogos onlines por conta de menores de idade que utilizam grande parte do seu tempo em jogos ou em redes sociais. Agora, segundo um relatório da Reuters, a Administração Nacional de Rádio e Televisão da China está proibindo totalmente lives de jogos não autorizados previamente.
Isto engloba todos os jogos que não tiveram aprovação para serem oficialmente lançados no país, assim como jogos. Os novos termos impostos também mexem no modo como as lives devem ser apresentadas, podando comportamentos que possam ser considerados incivilizados e não-saudáveis segundo o governo.
As medidas de restrições fazem parte de um esforço contínuo da China para impedir o vício em jogos e redes sociais em menores de idade, algo que o país vem fazendo com rigor nos últimos meses.
Alguns jogos mais famosos do momento poderão ser afetados, como por exemplo, Elden Ring, que apesar de estar sendo muito transmitido na China, não foi aprovado ainda. O analista Daniel Ahmad, da Niko Partners, twittou sobre a situação:
“No início deste ano, Elden Ring foi um sucesso nas plataformas de transmissão ao vivo de jogos chineses, atingindo 17,1 milhões de espectadores médios diários cumulativos, apesar de não ter uma licença“, disse Ahmad.
As retrições acontecem poruco tempo depois da Tencent alegar que irá bloquear o acesso de chineses a jogos de outros países que não foram aprovados. A China até pouco tempo atrás passou por um longo período sem aprovar nenhum novo game de outros países.