Games

Como escolher corretamente o laptop para jogos segundo a Kingston

Confira as dicas da Kingston para garantir o melhor desempenho em suas jogatinas

Agora que a escassez de GPUs está diminuindo, nunca foi tão fácil para os jogadores colocarem as mãos em uma máquina de qualidade. Quando falamos de laptops saber escolher bem pode ser a diferença entre bons momentos jogando e ter seu resultado limitado por um equipamento que não corresponde as suas necessidades. Os dispositivos vêm em todas as formas e tamanhos, mas ele pode se destacar em relação a outras máquinas de jogos? 

Foto: MSI

Os desktops são geralmente preferidos, por terem mais opções para atualizar seu hardware e fazer melhorias para estender seu ciclo de vida ou melhorar o desempenho da especificação existente. Mas como os desktops são dispositivos grandes que precisam ser conectados a um monitor, teclado e outros periféricos, você só pode jogar onde o PC está montado.

Se você está interessado em ter hardware de alto desempenho e a oportunidade de jogar onde quiser, então um laptop é o dispositivo para você. Embora a compra de um laptop pareça uma tarefa fácil, existe mais do que apenas a duração da bateria que você precisa considerar antes de pressionar o botão comprar!

Tela de exibição

Se o seu local principal para jogar for em casa, você pode ter um monitor adicional para usar ao jogar. Mas quando você está longe do seu monitor externo (ou se você não tiver um), é necessário ter uma boa tela no laptop. Os tamanhos de tela mais comuns são 13, 15 e 17 polegadas (43,18 cm). Se você escolhesse a tela maior, isso tornaria o laptop muito menos portátil, mas quanto maior, melhor, certo?

Após decidir o tamanho da tela, outro aspecto importante é a resolução, ou o número de píxeis que aparecem na tela. Em todos os casos, quanto maior a resolução, mais nítida será a imagem. Os laptops mais novos possuem uma tela de 1440p/4K, tornando obsoletos os modelos de 1080p.

Se você achou que isso era o suficiente, pense melhor! A taxa de atualização também é um fator importante a ser considerado ao decidir sobre uma tela de laptop. Taxa de atualização é quantas vezes por segundo a tela pode mostrar uma nova imagem, isso é medido em hertz (Hz). Cada hertz equivale a uma imagem. Para colocar isso em perspectiva, uma tela comum trabalha com 60Hz, mas quando você pensa em rodar jogos uma velocidade de atualização maior pode fazer a diferença em um game competitivo, assim uma tela de 100Hz exibirá 100 imagens a cada segundo. Quando se trata de taxa de atualização, quanto maior, melhor. Recomendamos, 144 Hz para uma transição suave nos jogos que aliada a tecnologias como o FreeSync da AMD ou o G-Sync da nVidia funcionam ainda melhor alinhando a saída de quadros da GPU a velocidade da tela para uma paridade perfeita entre processamento e exibição.

Embora ter uma tela de alto desempenho pareça incrível, isso é apenas a ponta do iceberg. Para ter um resultado ideal na tela, você também precisará de uma CPU e GPU de alta especificação, pois o ideal é que a taxa de FPS em que seu jogo roda seja igual, ou melhor, que a capacidade da tela de atualizar as imagens, ou seja, uma tela de 144Hz dará o melhor resultado se o seu equipamento for capaz de exibir 144 FPS nos jogos.

CPU

A unidade de processamento central (CPU) é o cérebro do seu laptop. A CPU envia sinais para os componentes do computador, bem como instruções de processamento enviadas pelo software no sistema, nos jogos é dela que o planejamento de cada frame que a GPU irá desenhar sai. Há um punhado de especificações que você pode analisar ao decidir qual CPU você prefere, como velocidade de clock e contagem de núcleos, além de algumas outras.

■ Velocidade de clock: Irá determinar a rapidez com que a CPU recupera e executa instruções. Geralmente, quanto maior o clock, mais rápida a CPU. (Medido em GHz).

■ Contagem de núcleo: Uma CPU pode ter vários núcleos, cada núcleo atuando como sua própria unidade de processamento individual. Quanto mais núcleos, mais tarefas sua CPU consegue lidar. Mas o quanto isso ajuda nos jogos? Basicamente, mesmo os jogos mais pesados não vão superar a margem das 16 cargas de trabalho simultâneas.

Há inúmeros CPUs no mercado para escolher. Algo que você pode ter em mente é que existem quatro categorias, identificadas por números 3, 5, 7 e 9. Processadores identificados com o número 3 são ideais para o dia a dia, navegação e textos, já os da categoria 5 são capazes e rodar jogos e trabalhos um pouco mais complexos, e são ótimas alternativas de custo benefício enquanto os que estão no 7 como os Intel Core i7 ou os AMD Ryzen 7 são os indicados para gamers em geral. Processadores com o 9 são mais específicos e caros, eles nem sempre vão melhorar sua performance em jogos mas podem ser úteis para renderizar artes, videos profissionais e outros. 

Se você quiser um pouco mais de potencia, você pode comprar CPUs desbloqueadas nas quais você pode fazer overclock para obter um desempenho adicional. Fazer overclock significa impulsionar a velocidade de clock do seu processador além dos limites de fábrica. O overclock DIY produzirá uma velocidade de clock maior. Mas tenha em mente que quanto mais rápido sua CPU for, mais quente sua CPU fica, o que pode causar problemas no seu sistema, especialmente com um laptop onde o resfriamento pode ficar comprometido já que não ´é dimencionado para o calor extra gerado pela prática de overclock! 

Portanto, para não reduzir a vida útil do seu novo laptop, certifique-se de seguir os guias de hardware sobre como fazer overclock e ficar nas margens seguras de temperatura, em muitos casos o calor extra pode gerar um efeito contrário e o equipamento, por segurança, reduzir seu clock para se esfriar, então ha muito o que pensar antes de tentar overclock em um laptop.

GPU

Uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico) cria os píxeis que formam a imagem na tela. Funciona em conjunto com a CPU para produzir taxas de quadros em jogos.

Todos os laptops têm uma GPU, mas a maioria está integrada ao processador e compartilhará da memória do sistema para fazer suas imagens e, geralmente, isso será suficiente para o usuário padrão jogar games tipo eSports, MOBAs e emuladores de sistemas antigos, nesse seguimento os notebooks com as Radeon Vega integradas a CPUs AMD Ryzen da série 5000 são as indicadas. Mas se você é um jogador mais exigente e gostaria de algo com potência para games mais complexos, pode optar por um laptop com GPU dedicada. 

A maioria dos laptops para jogos virá com uma GPU assim, com memória especial só para ela e recursos extras para atingir taxas de quadros (FPS) mais altos. Essas GPUs geralmente são uma versão menos potente de uma placa de desktop da mesma série, mas as otimizações significam que elas definitivamente funcionariam em um nível semelhante aos sistemas desktop. As mais comuns no mercado de laptops são as nVidia GeForce MX, as GTX 1650 e as novas RTX 3050 e 3060 mas é possível encontrar notebooks com as AMD Radeon da série 6000, e GeForces 3070Ti em diante, especialmete nos modelos de altíssimo desempenho.

Armazenamento

Os drives de estado sólido (SSDs) superam os seus equivalentes mecânicos mais antigos, as unidades de disco rígido (HDD) em quase todos os aspetos dos jogos. Os SSDs são muito mais rápidos que os HDDs, o que significa que o sistema poderá carregar arquivos e programas muito mais rapidamente para reduzir o tempo de início dos jogos e do próprio sistema. Os SSDs também vêm sem discos giratórios, o que significa que produzirão menos calor e ruido do que o seu semelhante HDD além de consumir bem menos energia o que ajuda na duração da bateria.

Quase todos os laptops para jogos agora virão com um SSD. E eles vêm em diferentes interfaces, sendo a mais rápida a M.2 NVMe PCIe. Sua escolha depende do quanto de armazenamento você gostaria. Inúmeros laptops também possuem a possibilidade de atualizar ou adicionar outro SSD, o que definitivamente é algo que você deve procurar, pois pode melhorar em muito o seu sistema com as peças atualizadas.

Se você precisar de armazenamento adicional após a compra e tiver um laptop com uma porta M.2 NVMe, a Kingston oferece uma opção fantástica feita sob medida para jogos! O SSD Kingston FURY Renegade, aproveitando o mais recente controlador Ger 4×4 NVMe e 3D TLC NAND, oferece um desempenho de ponta em alta capacidade para amantes de jogos e hardware que buscam desempenho extremo para montagens e atualizações de PC. Com velocidades de leitura/gravação de até 7.300/7.000 MB/s1 e capacidade de até 4 TB2, você não precisará excluir dados para encontrar espaço durante muito tempo. 

Caso deseje atualizar um notebook mais antigo que tenha uma porta M2 mais lenta ou uma solução mais economica a kingston também possui opções como as séries A1000, KC2500 ou os NV1 e NV2, em todos os casos, com amplas vantagens sobre qualquer unidade SATA mecânica e com boas relações de custo beneficio, mas no fim, para o gamer, o Renegade é a unidade de armazenamento topo de linha para a melhor performance, podendo inclusive ser usada em um Playstation 5 para expandir sua memória interna com até 4TB extras.

RAM

RAM (Memória de Acesso Aleatório) é uma memória que armazena dados temporaria, o que torna muito mais fácil e mais rápido para sua CPU acessar. Você pode comprar laptops para jogos com uma boa quantidade de RAM já instalada, dependerá apenas do seu orçamento. Alguns laptops, especialmente modelos voltados a games, vêm com a autonomia de poder atualizar a RAM existente para algo maior e mais rápido posteriormente.

Uma estratégia interessante é adquitir um modelo com 8GB ou 16GB mesmo novos, e adquirir RAM extra ou substituir a RAM de fábrica por um conjunto maior com 32GB ou quem sabe, até 64GB. Uma opção que podemos recomendar é a DDR5 Kingston FURY Impact, um SODIMM certificado pela Intel® XMP 3.0 com velocidades de 4800MT/s3 e capacidades de até 64 GB. Uma atualização fantástica para um laptop para jogos de ultima geração!

Mesmo que você opte ou já tenha um modelo que ainda use tecnologia DDR4, é fácil encontrar no mercado memórias como a Kingston HyperX Impact ou Fury, ideais para substituir ou ampliar a memória de diversas linhas de notebooks gamer do mercado.

Ao comprar um laptop para jogos, considere todos os itens acima antes de tomar sua decisão. Embora o armazenamento e a RAM sejam incrivelmente importantes, eles podem ser atualizados posteriormente se você não tiver recursos suficientes para obter grandes quantidades pré instaladas de fábrica. Como estratégia, não tenha medo de se concentrar em outros aspectos para obter o melhor laptop possível, observando sua capacidade de expansão e então planejar a compra de mais RAM posteriormente, ou até a substituição completa por uma memória maior e mais rápida.

Lista de especificações médias para facilitar a sua busca:

Entrada: Notebooks com processadores Ryzen 5000 e GPU Vega ou processadores Intel com Iris Xe integrada: Ideais para jogos mais simples ou rodar em resoluções baixas e perfins mais básicos de qualidade.

Gamer de entrada: Notebooks com processadores AMD Ryzen 5 ou Ryzen 7 série 5000, Intel  Core i5 ou i7 de 10ª geração em diante com uma GPU GeForce 1650 de 4GB

Gamer com performance: Notebooks com processadores AMD Ryzen 7 série 5000 ou Intel Core i7 de 10ª geração em diante com GPU GeForce RTX 3050 ou 3060 ou ainda AMD Radeon da série 6000

Gamer topo de linha: Notebooks com processadores AMD Ryzen 7 série 5000/6000 ou Intel Core i7 de 11ª geração em diante com GPU GeForce RTX 3070 ou superior ou ainda AMD Radeon 6800 ou superior.

Na maior dos casos, notebooks com as especificações acima permitem expansão com memórias e SSDs Kingston, confira no site do respectivo fabricante.

Sobre a Kingston

De notebooks e PCs a big data, passando por dispositivos wearable e smart com IoT (internet das coisas), até o design e a fabricação de peças por contrato, a Kingston ajuda a entregar soluções para viver, trabalhar e jogar. Os fabricantes de PC e as maiores empresas de armazenamento em nuvem do mundo dependem da Kingston para suas necessidades de fabricação, e nossa paixão alimenta a tecnologia que o mundo usa todos os dias. Nos esforçamos além dos produtos para ter uma visão ampla, atender as necessidades dos nossos clientes e oferecer soluções que fazem a diferença. Para saber mais como a Kingston está com você, acesse o site.

Encontre a Kingston nos canais: YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.