Games

Criador de Metal Gear, Hideo Kojima recebe maior prêmio da cultura japonesa

Criador de jogos, Hideo Kojima também foi responsável por Death Stranding e outros jogos geniais

Foto: Hideo Kojima / Twitter reprodução

Hideo Kojima é muito mais do que um desenvolvedor de games. Com uma mente genial, ele foi responsável pela série Metal Gear, desde os seus primórdios no antigo MSX. Kojima sempre tentou trazer aos jogos roteiros cinematográficos, com momentos quebrando a 4.ª parede, deixando o jogador fazer parte efetivamente do jogo.

Um destes grandes momentos é quando Psycho Mantis, um dos chefes de Metal Gear Solid, de Playstation, lê o memory card do jogador e caso tenha “saves” de outro jogo da Konami, ele diz pergunta para o jogador se gosta de jogar aquele jogo.

Kojima recebeu ontem o Japanese Minister’s Award for Fine Arts, na categoria Media Arts: um dos prêmios culturais mais prestigiados do país. O título é dado a pessoas de vários segmentos que fizeram conquistas notáveis em cada campo da arte ou que abriram novas fronteiras.

Kojima anunciou em seu Twitter que recebeu o prêmio e escreveu: “Estou muito feliz que o meio imaturo dos jogos tenha sido altamente avaliado como uma forma de arte cultural de “expressão”. Continuarei a me dedicar à criação de entretenimento digital. Muito obrigado por seu apoio contínuo.

Com 36 anos de carreira criando jogos, Kojima é um dos maiores influenciadores do mundo dos games. O produtor passou grande parte de sua carreira na Konami, criando jogos fantásticos até o momento em que se desligou da empresa (em meio ao desenvolvimento de Metal Gear Solid V) para poder ter mais liberdade criativa.