Desde julho de 2021, o órgão regulador de aprovação de games na China está suspenso. A Administração Nacional de Imprensa e Publicação (ANIP), com esta suspensão marca a mais longa paralisação desde 2018, que na época mudou regras regulatórios e também causou problemas para as empresas.
Milhares de pequenos estúdios de desenvolvimento de jogos tiveram que fechar as portas por conta da paralisação, incluindo empresas de merchandising, propaganda e publicadoras de jogos, somando 14 mil desde julho de 2021. Muitos desse estavam em pleno crescimento e com planos de levar seus conteúdos para o restante do mundo.
Empresas de conteúdo digital, como Kawai e Tik Tok, também demitiram muitos colaboradores que se apoiavam em lançamentos de novos jogos para criação e divulgação de conteúdo e publicidade.
A Tencent, segundo matéria do South China Morning Post já está com planos de utilizar a subsidiária de Singapura, TiMi Studio Group (responsável por Pokémon Unite e Call of Duty: Mobile) para abrir um novo estúdio de desenvolvimento de games, fugindo assim dos problemas na China.
Fonte: South China Morning Post