Com a crescente onda dos NFTs tomando o mundo, várias produtoras de games decidiram utilizar em seus jogos a tecnologia para aumentar os seus ganhos.
Porém no mundo dos games mais tradicionais isso ainda não está sendo bem aceito.
Existem jogos exclusivos para investimentos e ganhos de NFT, como Crypto Cars e Axie Infinity.
Não foi de se estranhar então quando os jogadores recusaram a ideia de que S.T.A.L.K.E.R. 2 venha a ter envolvimento com NFT, mudando certas mecânicas do jogo. O jogo é uma mistura de tiro em primeira-pessoa, terror e sobrevivência, exigindo dos jogadores dedicação para encontrar itens que irão ajudar no progresso.
O tweet original com a mensagem sobre NFT foi apagada, porém a mensagem está abaixo (traduzida):
“Nós escolhemos o NFT? É uma nova tecnologia e estamos ansiosos para trazer o NFT da maneira certa: dê a certos fãs a oportunidade de entrar no jogo sem interferir na experiência de outros jogadores. É por isso que os tokens são totalmente opcionais e não têm impacto na jogabilidade ou na história. ”
Para todos que jogam games multiplayer, sabe-se que estes tipos de transações, em sua maioria das vezes caras e únicas (no caso do NFT) trazem também desbalanceamento no jogo, com aqueles que tem poder aquisitivo tendo larga vantagem no jogo.
A partir do tweet anunciando a implementação de NFT no jogo, a produtora começou a ser bombardeada com mensagens negativas dos fãs, inclusive com críticas de profissionais do jornalismo gamer, passando então a fazer controle de danos.
Após algumas horas de muita discussão acalorada, a desenvolvedora resolveu voltar atrás e retirar o uso de NFTs no jogo, como mostra o twitte abaixo:
Parece que jogadores tradicionais ainda não estão preparados para NFT em jogos tradicionais, mas do modo que a tecnologia avança, será uma opção que acabará sendo adotada por muitos estúdios no futuro, visando aumentar a lucratividade de seus jogos em médio a longo prazo.