Na manhã deste dia 24 de fevereiro, forças armadas russas invadiram a Ucrânia, após dias de tensão. Desenvolvedores de jogos ucranianos ocuparam hoje as mídias sociais para pedir apoio aos jogadores de seus games.
A produtora de This Land Is My Land postou no Steam que a invasão afetou todos os membros do time e foram obrigados a pausarem o desenvolvimento do jogo, pois todos os membros estão em perigo e procurando opções para salvem suas famílias.
“A partir de hoje, a Federação Russa declarou oficialmente guerra à Ucrânia” – disse o desenvolvedor STALKER GSC Game World em um tweet — “Nosso país acordou com os sons de explosões e tiros de armas, mas está pronto para defender sua liberdade e independência, pois chove forte e pronto para tudo. O futuro é desconhecido, mas esperamos o melhor, estamos sempre seguros de nossas forças armadas e de nossa crença na Ucrânia”.
“A Rússia declarou oficialmente guerra à Ucrânia” disse o desenvolvedor do game STALKER em um tweet. “Nosso país acordou com os sons de explosões e tiros de armas, mas está pronto para defender sua liberdade e independência, pois chove forte e pronto para tudo. O futuro é desconhecido, mas esperamos o melhor, estamos sempre seguros de nossas forças armadas e de nossa crença na Ucrânia”.
O estúdio independente Vostok Games twittou apenas uma imagem da bandeira ucraniana:
A produtora 11 Bit Studios, desenvolvedora polonesa por trás do jogo multiplayer Frostpunk, anunciou que, nos durante os próximos sete dia,s todos os lucros gerados com as vendas de seu jogo anti-guerra This War of Mine (e o DLC do jogo) serão destinados à Cruz Vermelha Ucraniana.
O jogo no Steam aparece com a bandeira da Ucrânia e a frase “Ajudem as vítimas da guerra na Ucrânia”, em inglês.
A Axios, uma empresa tech ucraniana, informou que várias empresas de TI e de desenvolvimento de jogos já estavam querendo se retirar do país e também mover seus funcionários, por conta das ameaças que estavam acontecendo.
Fonte: PCGamesN