Games

Dr. Marcos Paulo mostra relação entre estresse em jogos e queda de cabelo

Especialista em transplantes capilares mostra que o estresse em jogos online pode acentuar a queda de cabelo

Quando jogamos algum game é normal buscarmos termos aquele momento para nos entreter e relaxar, passar o tempo e nos divertimos, seja sozinho, com ou com amigos, presencialmente ou online. Porém, alguns jogos, como algumas franquias altamente competitivas, conseguem o efeito inverso quando as coisas não sabem nos deixando tensos, indignados ou completamente revoltados por algumas coisas que acontecem no jogo.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Segundo uma pesquisa divulgada em 9 de novembro de 2020 pela empresa de apostas Bonus Finder, jogos de futebol e jogos de tiro online são os mais estressantes, considerando a medição da frequência cardíaca de cada gamer que participou da pesquisa. 

Gamers online mostraram um aumento de mais de 20bpm cardíacos correspondentes, uma alta de 31,25% em comparação com a frequência do coração em estado normal.

Sabemos que o pico de estresse causado por uma bola que rolou em cima da linha e não entrou, um tiro claramente bem-dado que não pegou o adversário, defesas mirabolantes do goleiro adversário, colegas de time que se matam para o time adversário, juntos a um gol no final da partida e a derrota para aquele adversário que é claramente inferior, é, sem dúvidas, muito alto.

Foto: Google

Existem diversos vídeos pelas redes sociais onde jogadores da franquia quebram televisões, arremessam controles ou simplesmente ficam xingam raivosamente seus adversários. Mas isso faz mal à saúde?

“Se o jogo causa estresses extremos e com muito frequência, pode haver a queda de alguns fios. A relação entre estresse e queda de cabelo é direta.” – Afirma o Doutor.

Eflúvio Telógeno

O estresse e a queda de cabelo estão relacionados por um tipo de queda capilar chamada de eflúvio telógeno. O aumento dos níveis de estresse por conta de um evento específico, desencadeando um quadro agudo, pós-traumático ou episódico, eleva o nível do cortisol no organismo, causando alterações no ciclo do cabelo. O estresse crônico também influencia a queda capilar, e se continuo, pode levar a rarefação do cabelo devido ao prolongamento da perda de cabelo.

Em geral, a queda de cabelo por estresse manifesta-se cerca de 3 meses após o evento estressor ou o pico de cortisol no organismo. Também é comum que esse quadro, quando os níveis de estresse voltarem ao normal, melhorem naturalmente em cerca de 6 meses.

Queda de cabelo e jogos online

Jogos online causa um tipo de estresse, diretamente ligado a queda de cabelo. Desta forma, aconselhamos nossos leitores, mesmo os jogadores profissionais, a levar o game com mais leveza e diversão, desfrutando das mecânicas, músicas e gráficos verdadeiramente incríveis.

“Recomendamos procurar um especialista, caso a queda de cabelo esteja acentuada” – Diz o médico. 

Sobre Dr. Marcos Paulo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Dr. Marcos Paulo tem 38 anos e tem formação em Dermatologia pela FACSPAR, Transplante Capilar pela faculdade de medicina de Lisboa, curso Hans ON em Transplante Capilar em Buenos Aires e Tricologia em Miami.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.