Quando jogamos algum game é normal buscarmos termos aquele momento para nos entreter e relaxar, passar o tempo e nos divertimos, seja sozinho, com ou com amigos, presencialmente ou online. Porém, alguns jogos, como algumas franquias altamente competitivas, conseguem o efeito inverso quando as coisas não sabem nos deixando tensos, indignados ou completamente revoltados por algumas coisas que acontecem no jogo.
Segundo uma pesquisa divulgada em 9 de novembro de 2020 pela empresa de apostas Bonus Finder, jogos de futebol e jogos de tiro online são os mais estressantes, considerando a medição da frequência cardíaca de cada gamer que participou da pesquisa.
Gamers online mostraram um aumento de mais de 20bpm cardíacos correspondentes, uma alta de 31,25% em comparação com a frequência do coração em estado normal.
Sabemos que o pico de estresse causado por uma bola que rolou em cima da linha e não entrou, um tiro claramente bem-dado que não pegou o adversário, defesas mirabolantes do goleiro adversário, colegas de time que se matam para o time adversário, juntos a um gol no final da partida e a derrota para aquele adversário que é claramente inferior, é, sem dúvidas, muito alto.
Existem diversos vídeos pelas redes sociais onde jogadores da franquia quebram televisões, arremessam controles ou simplesmente ficam xingam raivosamente seus adversários. Mas isso faz mal à saúde?
“Se o jogo causa estresses extremos e com muito frequência, pode haver a queda de alguns fios. A relação entre estresse e queda de cabelo é direta.” – Afirma o Doutor.
Eflúvio Telógeno
O estresse e a queda de cabelo estão relacionados por um tipo de queda capilar chamada de eflúvio telógeno. O aumento dos níveis de estresse por conta de um evento específico, desencadeando um quadro agudo, pós-traumático ou episódico, eleva o nível do cortisol no organismo, causando alterações no ciclo do cabelo. O estresse crônico também influencia a queda capilar, e se continuo, pode levar a rarefação do cabelo devido ao prolongamento da perda de cabelo.
Em geral, a queda de cabelo por estresse manifesta-se cerca de 3 meses após o evento estressor ou o pico de cortisol no organismo. Também é comum que esse quadro, quando os níveis de estresse voltarem ao normal, melhorem naturalmente em cerca de 6 meses.
Queda de cabelo e jogos online
Jogos online causa um tipo de estresse, diretamente ligado a queda de cabelo. Desta forma, aconselhamos nossos leitores, mesmo os jogadores profissionais, a levar o game com mais leveza e diversão, desfrutando das mecânicas, músicas e gráficos verdadeiramente incríveis.
“Recomendamos procurar um especialista, caso a queda de cabelo esteja acentuada” – Diz o médico.
Sobre Dr. Marcos Paulo
Dr. Marcos Paulo tem 38 anos e tem formação em Dermatologia pela FACSPAR, Transplante Capilar pela faculdade de medicina de Lisboa, curso Hans ON em Transplante Capilar em Buenos Aires e Tricologia em Miami.