O aguardado jogo para dispositivos móveis Warcraft Rumble é a mais recente adição à franquia Warcraft da Blizzard, e desta vez a Blizzard está levando as coisas de volta às raízes de Warcraft como um jogo de estratégia em tempo real.
Os jogadores irão coletar versões em miniatura de muitos personagens icônicos de Warcraft e se envolverão em desafios quase quebra-cabeças de estratégia defensiva de torres que testarão suas composições de equipe, timing e táticas. Embora haja uma campanha padrão que envia os jogadores por várias zonas de Kalimdor e os Reinos do Leste, existem outras maneiras de jogar graças às masmorras do jogo e às suas desafiadoras versões Heroicas das missões da campanha.
Em uma entrevista ao Games Folha Vitória, a Produtora de Warcraft Rumble, Elhora Davis e o Diretor de Arte, Jeremy Collins, detalharam os vários sistemas PvE e PvP do jogo e como recursos como o Modo Heroico e as masmorras vão agitar a jogabilidade e incentivar os jogadores a experimentar novas estratégias para aproveitar ao máximo suas coleções em miniatura de Warcraft.
Como adquirir os personagens minis?
Você poderá jogar a campanha e fazer as missões diárias e, caso queira avançar mais rápido, poderá comprar moedas (ouro) para ajudar a adquirir mais rapidamente. Mas o divertido é conseguir completar o jogo em seu próprio ritmo e conseguir grandes personagens do universo de Warcraft.
Teremos personagens líderes, que poderão mudar toda mecânica do seu exército.
Como o beta ajudou a desenvolver o jogo?
A campanha é um exemplo de como o feedback ajudou. Ajustes na curva de habilidade, por exemplo, para terminar a campanha foram retirados diretamente do feedback do beta.
O jogo terá PvP?
Sim, o modo PvP terá meta de temporada e rotações de mapas, com diferentes torres e modificadores. Esses modificadores irão influenciar o jogadores, jogadas e mapas, mudando quanto gold, dano, e outros aspectos do jogo que irão mudar o desafio. Um exército que funcionava uma semana antes, pode na semana atual não funcionar tão bem, fazendo que o jogador deva evoluir para continuar competitivo.
Como fizeram para tornar personagens de Warcraft em minis fofos?
Tivemos muita inspiração no próprio Warcraft e em todos os jogos da série, que tem 30 anos de história. A parte engraçada é trabalhar todos os personagens, inclusive os seus áudios, deixando-os com cara de brinquedos e divertidos para os jogadores. Cada personagem deve ser único, ter silhuetas únicas.
Guildas terão ranques e missões?
Em guildas teremos ‘warchests’, ou seja, baús de guildas, como baús de tesouro, que conforme os jogadores vão jogando, irão completando e enchendo o baú e conseguindo abrir recompensas. Na guilda, poderemos ver quem está contribuindo mais ou menos para a guilda.
Teremos mapas competivivos ou ranqueados em PvP?
Sim, você ganhará honra e irá crescendo no ranque, inclusive podendo ver aonde seus amigos de guilda também estão. Você consegue mais pontos de experiência, minis e recompensas conforme você vai subindo no ranque.
Mapas Heroicos
Depois que os jogadores avançarem em parte da campanha de Warcraft Rumble, eles terão acesso ao recurso Modo Heroico, que permite que eles joguem novamente as missões da campanha com desafios e mecânicas adicionais. De certa forma, isso lembra as incursões de dificuldade Heroica de World of Warcraft, que muitas vezes adicionam alguns obstáculos extras para os jogadores que dominaram a versão do Modo Normal. Alguns desses ajustes Heroicos são particularmente implacáveis, o que levou a equipe do Rumble a apelidar o recurso de “Modo Malvado” internamente.
Por exemplo, temos um mapa chamado Mestre do Cais, onde você tem esse goblin mestre do cais, e ele tem um parceiro com ele que é um ogro que lança barris por dois corredores do mapa. Ele lança os barris por um corredor e depois passa para o outro corredor e começa a lançar barris lá. A abordagem original é como: “Ok, como posso cronometrar meu avanço para me mover quando os barris não estão sendo lançados para que eu não seja atingido pelos barris?”
Mas no Heroico, ele tem um amigo, e eles estão sempre lançando barris em ambos os corredores. Então, como contornar esse desafio? Essa foi a pergunta que fizemos a nós mesmos, especialmente com os heroicos. Agora que os jogadores estão acostumados a ver um nível, o que podemos adicionar que realmente muda tudo e torna tudo novo?
Isso deve trazer muito replay ao game, já que os jogadores podem precisar pensar nas missões do Modo Heroico de uma maneira completamente diferente devido a reviravoltas mecânicas específicas. Enquanto uma composição de equipe ou abordagem pode ter funcionado facilmente no mapa da campanha do Modo Normal, a versão Heroica pode exigir algo completamente diferente, e é satisfatório finalmente triunfar sobre uma missão difícil que parecia impossível no início.
Masmorras
Warcraft Rumble também contará com masmorras que possuem um interessante sistema de relíquias que manterá cada corrida interessante. A cada semana, uma “família” específica de facções em miniatura, como Mortos-vivos, Horda ou Aliança, estará disponível para uso na masmorra. Os jogadores então escolherão uma relíquia poderosa que fortalecerá sua equipe de alguma forma. Após cada estágio da masmorra, os jogadores podem escolher outra relíquia, culminando em um confronto final por recompensas sólidas. Cada masmorra pode ser tentada duas vezes antes de serem redefinidas, para que os jogadores não percam completamente seu progresso se errarem.
As masmorras diferem da campanha por serem um desafio de três mapas. Quando você inicia uma corrida de masmorra, em primeiro lugar, elas têm temas de família com famílias rotativas com base na semana. Então temos cinco famílias diferentes: Fera, Mortos-vivos, Rocha Negra, Horda e Aliança. Dependendo da semana, isso determinará a família com a qual você pode entrar na masmorra.
Quando você entra pela primeira vez na masmorra, escolhe seu líder específico e, em seguida, escolhe uma relíquia de masmorra que aumentará o poder de seu exército com um poder único. Um exemplo que gosto é o “Vela Realmente Grande”. A “Vela Realmente Grande” adiciona 25 níveis aos seus kobolds — os pequenos caras que coletam ouro — e basicamente os torna esses ratos pequenos e poderosos. É hilário.
Mais adiante, o Rumble também terá encontros de raide em grande escala contra chefes icônicos de Warcraft, como Onyxia, e esses ataques representam o ápice da dificuldade PvE do Rumble, de acordo com os desenvolvedores.