A indústria de jogos digitais representa uma enorme fatia de mercado no ramo do entretenimento, sendo superior às indústrias cinematográfica e musical juntas, e avaliada em aproximadamente US$ 163,1 bilhões (levantamento realizado pela TechNET Immersive), com mais de 2,5 bilhões de jogadores em todo o mundo. No Brasil, a 8ª Pesquisa Game Brasil aponta que 72% da população jogam, seja em computadores, consoles ou smartphones.
Diversos estudos mostraram que nos últimos anos houve um crescimento aceleradamente desse mercado, não apenas durante a pandemia que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa, mas também em relação à quantidade de pessoas interessadas em assistir partidas via streaming.
Esses e outros dados mostram que os jogos fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, muitas vezes para entretenimento. Porém, eles também podem ser uma fonte interessante para auxiliar nos estudos e diversos jogos são desenvolvidos especificamente para essa finalidade, já sendo bastante utilizados.
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Pode parecer algo novo ou até um modismo, mas o fato é que os jogos digitais são utilizados em salas de aula desde os anos 70. Apresentamos a seguir alguns benefícios da aplicação dos jogos digitais como ferramentas educacionais, mostrando como essa união dos jogos com a Educação pode contribuir para potencializar o aprendizado não apenas, mas principalmente, na educação básica.
Facilita a retenção das informações
A capacidade de reter informações é uma competência importante para o aprendizado e os jogos digitais, pela forma atraente como permitem que as informações sejam apresentadas, favorecem essa retenção por parte dos alunos, que conseguem visualizar aquilo que se deseja transmitir de uma forma bem clara.
Aprimora o processo de tomada de decisão
Os jogos necessitam que o jogador tome decisões, por muitas vezes em um curto espaço de tempo, e as decisões afetarão o progresso do jogador no jogo. Isso pode ser utilizado para o aluno aprimorar sua capacidade de tomar decisões, pensando de forma lógica e rápida e reforçando a autoconfiança e o autoconhecimento, contribuindo para que se sinta disposto a experimentar o novo e adquirir conhecimento.
Melhora o engajamento nas atividades
Uma vez que o jogo digital por si só envolve o jogador na resolução de problemas e desafios, um jogo bem projetado e aplicado como atividade educativa poderá trazer uma maior identificação do aluno com o assunto abordado e uma maior busca pelo aprendizado, à medida que os desafios são apresentados e existe uma busca por superá-los.
Estimula o raciocínio lógico
O potencial de resolução de problemas dos jogos digitais permite aos alunos desenvolver o raciocínio lógico e a pensar de uma forma mais organizada para conseguirem buscar a melhor forma de resolver um determinado problema ou lidar com uma situação apresentada no jogo. Isso inclusive pode ultrapassar o contexto educacional, contribuindo para como a pessoa se vê diante de situações do cotidiano.
Contribui para a socialização
Lidar e interagir com outras pessoas é algo inerente ao ser humano e os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento dessa competência, seja por ter de lidar com jogadores por meio da competição, presente em muitos jogos, ou da cooperação, quando o jogador irá pensar com os colegas para resolver os problemas e desafios que serão apresentados ao longo da partida.
Essas são apenas algumas razões para a adoção de jogos digitais em um contexto educacional, seja como parte do estudo de disciplinas ou atividade complementar.
Veja alguns sites com jogos e aplicativos que podem auxiliar professores, pais e alunos nesse processo:
Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA)
O Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem desenvolvido diversos recursos educacionais interativos, entre eles jogos disponíveis para áreas como Matemática, Música, Português, Química e Saúde. A plataforma permite a criação de jogos customizados a partir de modelos disponíveis de forma gratuita.
É um site gratuito de jogos educativos voltados a crianças a partir de cinco anos, desenvolvidos com acompanhamento de profissionais da Educação. Estão disponíveis mais de 150 jogos em diversas áreas como Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês e outras. O site ainda apresenta os jogos por nível de dificuldade e a equipe busca ampliar e melhorar a qualidade dos jogos disponíveis.
Aplicativo com conteúdo da Oxford University Press com opção gratuita de utilização, tem como objetivo a aprendizagem de língua inglesa de uma forma atrativa, voltado para crianças entre dois e oito anos e que contribui para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, comunicação e criatividade. O aplicativo existe desde 2015 e conta com mais de 750 atividades, com jogos, músicas e vídeos.
Esses e outros jogos e aplicativos aparecem como recursos que permitem a professores, pais e alunos utilizarem as tecnologias de informação e comunicação como meios para promover e elevar a aprendizagem a outros níveis, num movimento muito interessante de criação e mudança.