GTA 6 pode não alcançar 60 FPS no lançamento para PlayStation 5 e Xbox Series X|S, segundo o ex-animador da Rockstar Games, Mike York. Durante uma entrevista ao canal Kiwi Talkz, agora privada, York afirmou que o jogo provavelmente rodará a 30 FPS estáveis nos consoles, sem quedas de desempenho.
“Não sei se eles conseguirão fazer rodar a 60 FPS. Acho que vão mirar em 30 FPS travados, otimizando ao máximo para evitar quedas abaixo disso”, afirmou York.
Ele ainda mencionou que, no futuro, o jogo pode ser otimizado para atingir 60 FPS no PC, com o suporte de novas placas de vídeo e melhorias gráficas.
Uso de upscaling em GTA 6 e possíveis melhorias no PS5 Pro
York acredita que, caso a Rockstar tente alcançar 60 FPS nos consoles, tecnologias como upscaling por IA e geração de quadros podem ser fundamentais.
“Acho que, no lançamento, o jogo não rodará a 60 FPS puros nos consoles base. Talvez no PS5 Pro, mas ainda assim duvido”, explicou. “Se tiver 60 FPS, será por algum recurso de upscaling, como a Sony está fazendo.”
Apesar das declarações, York deixou claro que não está envolvido no desenvolvimento do jogo e que suas observações são baseadas em experiências passadas. Ele trabalhou na Rockstar até 2017, tendo participado da produção de GTA 5 e Red Dead Redemption 2.
Histórico da Rockstar com desempenho em consoles
Vale lembrar que o GTA 5 original no PS3 e Xbox 360 também rodava a 30 FPS, com dificuldades para manter a estabilidade. Apenas nas versões para PS4, Xbox One e PC o desempenho foi aprimorado.
Atualmente, a Rockstar Games segue trabalhando no desenvolvimento de GTA 6 para PS5 e Xbox Series X|S. O jogo ainda não tem uma data de lançamento oficial, mas a Take-Two, empresa-mãe da Rockstar, reforçou que o título será “um jogo que vale a espera”.