Michael Jackson, o eterno rei do pop, criador e intérprete de músicas lendárias como Thriller e Beat It era além de um gênio musical e dançarino também um amante de games.
Michael era muito próximo da SEGA, tendo o seu próprio jogo Moonwalker que traz suas músicas mais famosas e, mesmo não sendo confirmado oficialmente pela empresa, tendo trabalhado em alguns outros, como ter sido o compositor de várias músicas de Sonic 3, algo que foi confirmado (sem intenção) pelo criador de Sonic, Yuji Naka, como mostramos na matéria abaixo:
► Criador de Sonic confirma que Michael Jackson compôs músicas de Sonic 3
Nos anos 90 a SEGA criou um simulador imenso, que foi pouco visto no mundo por conta de sua grande estrutura e complexidade, o Sega AS-1. O simulador conteve alguns poucos jogos diferentes e um deles era estrelando Jackson, o Scramble Training.
O problema é que não existia material em vídeo deste jogo. Tudo que existia era em baixíssima qualidade, gravados por jogadores que utilizaram câmeras amadoras no próprio simulador, o que resultou em gravações pobres, tremidas, normais nos anos 90.
Só que agora, um par de retrogamers e entusiastas da SEGA encontraram uma fita-master contendo segmentos completos do jogo, que foram utilizados no AS-1. E o melhor: em Full-HD.
Finalmente podemos assistir a esta colaboração do Rei do Pop com a SEGA, em qualidade alta e também conhecer um pouco do jogo que rodava na AS-1.
Como a master-tape foi adquirida?
Ben Bizley é um comerciante de PCs e Videogames Gosport, Hampshire. Ao saber que um contato tinha diversos produtos da SEGA, conseguidos através de uma pessoa que o pai era ex-funcionário da SEGA (e havia falecido), Bizley logo notou que poderia ter algumas raridades entre os itens.
“Comprei alguns pôsteres promocionais e brinquedos, mas depois que saí, ele me mandou fotos de uma fita D-2 pela qual se esqueceu de mencionar que pagou um bom preço.”
Diante daquela fita-master, Bizley sabia que aquilo poderia ser algo realmente especial e único:
“Foi principalmente instinto, na verdade – um pouco como uma compra às cegas, já que eu nunca tinha visto nada parecido antes. Tive que desembolsar £ 300 (algo em torno de R$ 2000,00) para fazer a compra na linha.”
Sem ter como reproduzir a fita, Bizley postou em grupos de jogos de Facebook para poder tentar conseguir informações. E um colega colecionador logo revelou que se tratava de uma fita do AS-1 no SegaWorld.
Nick Greenfield, escritor e músico de jogos, rapidamente soube o que era aquela fita e ele próprio já conhecia outros dois títulos do AS-1: Megalopolis: Tokyo City Battle e Muggo!, tendo escrito sobre os dois quando fez uma matéria sobre o Sega World London.
Com os entusiastas entrando em contato com a ajuda também de Ted Haydon, um historiador e preservacionista de games, tiveram a ideia de digitalizar a fita-master. Procurando alguma empresa que fizesse o trabalho, só conseguiram poucas que poderiam trabalhar com aquele tipo de fita. Mas conseguiram, apesar de ser mais complicado do que a dupla pensou inicialmente.
Após algumas semanas, o trabalho ficou pronto e como podemos ver, Scramble Training não era o melhor ou mais avançado simulador, mas é um pedaço histórico da SEGA e de Michael Jackson, contando mais um pouco da colaboração entre o gênio musical e a empresa de games que até hoje é amada pelos jogadores.
Por fim, graças ao trabalho destes agora amigos, que você poderá desfrutar de Michael Jackson em alta resolução, voando pelo espaço enquanto dá ordens como o comandante Jackson.
O que era o AS-1?
O AS-1 foi um projeto da SEGA com Douglas Trumball, responsável por criar o famosíssimo passeio do filme “De Volta para o Futuro” no parque da Universal. O simulador foi alocado em diversos parques de diversões, como o SEGA World, SEGA Virtua Land e Joypolis.
Usava a tecnologia Laserdisc e tinha capacidade para até oito jogadores simultâneos e, com suas engrenagens hidráulicas, o simulador fazia diversos movimentos conforme o jogo estava passando na tela.
Com informações de Forbes