Os processadores Intel da família Raptor Lake Refresh, recentemente lançados, não demoraram a bater recordes de overclocking extremo, com o apoio ativo da própria fabricante. Durante o SXSW Sydney 2023, na Austrália, a equipe de entusiastas locais Team.AU demonstrou do que o Core i9-14900K é capaz a 8 GHz no jogo Counter-Strike 2 e estabeleceu um novo recorde para overclocking de memória DDR5, atingindo o modo DDR5-11618.
Embora alguns dias antes já se tivesse notícia do overclocking do processador Intel Core i9-14900KF a uma frequência de 9044 (9100) MHz, esse recorde foi estabelecido utilizando hélio líquido em vez de nitrogênio líquido, mais comum nesses experimentos. Além disso, o processador manteve as oito cores e oito threads ativas, sem carga computacional.
LEIA TAMBÉM
► ‘Homem de Ferro’ dos criadores de Dead Space Remake Usa Unreal Engine 5
► Primeiro Console de Jogos Portátil com Base no Intel Meteor Lake é Revelado
Os overclockers australianos utilizaram nitrogênio líquido e permitiram que o sistema, com uma frequência do processador de cerca de 8 GHz, mantivesse uma relativa estabilidade ao executar o jogo Counter-Strike 2. Durante o evento, um dos convidados teve a chance de participar do jogo, e a taxa de quadros chegou a impressionantes 1310 quadros por segundo.
Quando se tratou do overclocking de memória para estabelecer um novo recorde, a estabilidade não era mais uma prioridade. Os entusiastas liderados pelo especialista em overclocking extremo da Gigabyte mal conseguiram registrar um novo recorde correspondente ao modo DDR5-11618, com temporizações de 64-127-127-127-127-2 e o uso de um único módulo de memória de 16 GB na placa-mãe Gigabyte Z790 Aorus Tachyon X.
__________________________________________________________________________________►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA! __________________________________________________________________________________
No entanto, a estabilidade foi perdida, e o sistema enfrentou o temido “tela azul da morte”. Mesmo assim, a conquista do modo DDR5-11618 representa um novo recorde absoluto para overclocking de memória. Sob essa perspectiva, a nova família de processadores Intel conseguiu agradar os entusiastas de overclocking, pois em comparação com seus predecessores, houve um aumento significativo no potencial de overclocking da plataforma.