Games

Jogo brasileiro 'Winged' é apresentado na Gamescom e na Finlândia

Druzina foi à Gamescom na Alemanha com jogo “Winged” e participa de eventos com estúdios internacionais de games na Finlândia

Foto: Druzina

A produtora Druzina Content iniciou uma jornada no universo dos jogos na Europa: a partir do dia 22, a produtora do Rio Grande do Sul esteve na Gamescom, um dos maiores eventos de jogos do planeta, na cidade de Colônia, na Alemanha e, na sequência, embarcou para Helsinque, na Finlândia, a fim de visitar uma série de estúdios de jogos internacionais. Na bagagem, a principal estrela foi o jogo Winged, o primeiro jogo solo da produtora – já em fase de finalização – que foi apresentado aos jogadores do evento alemão e aos possíveis parceiros encontrados no país nórdico.

A Druzina levou para a feira – uma das maiores plataformas globais de negócios do setor de jogos – “Winged”, o primeiro jogo produzido exclusivamente pela produtora, que também desenvolveu o jogo Silo em parceria com a Petit Fabrik. Uma curiosidade é que o novo jogo, em fase de finalização, foi produzido por uma equipe majoritariamente feminina em todos os processos de criação e desenvolvimento. Baseado no livro “Menina de Asas”, do escritor gaúcho Pablo Morenno, o jogo foi destinado ao público infantil, com idade entre oito e doze anos, em dispositivos móveis (iOS e Android). Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, assinou o game design e a criação.

Foto: Divulgação/Luciana Druzina/Gamescom23

“Winged” apostou na combinação entre literatura e jogos: a personagem correu automaticamente e ao jogador coube direcioná-la, evitar obstáculos, pular e voar para coletar mini-livros, ativando a biblioteca. Lá, podia-se desbloquear progressivamente livros clássicos da literatura mundial (como “Alice através do espelho”, “Dom Quixote” e “João e o pé-de-feijão”, entre vários outros), podendo assim liberar novas asas com habilidades especiais – uma metáfora para o conhecimento obtido através da leitura.

“O jogo Winged foi um dos nossos principais produtos desse ano. Foi um jogo infantil com uma essência diferente que misturou valores positivos como a leitura com uma jogabilidade muito divertida, e ele representou o nosso espírito criativo que é, e sempre foi, marcado pela curiosidade, inovação e pela colaboração. Vários publishers já nos procuraram por causa do mercado audiovisual, por reconhecerem nossa experiência com produções de filmes, séries e animações. Então, estávamos muito otimistas e esperávamos, a partir da apresentação do resultado final desse projeto na Gamescom, encontrar parceiros estratégicos e investidores para o lançamento, e contar com eles para trazer outras narrativas para jogos”, disse Luciana.

 __________________________________________________________________________________►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA! Caso queira entrar em contato, nos mande uma mensagem através do nosso INSTAGRAM ou do nosso CANAL NO YOUTUBE!
 __________________________________________________________________________________

Nesse ano, a feira representou um marco para a indústria brasileira de jogos, já que o Brasil foi o país homenageado do evento – o primeiro latinoamericano a ocupar essa posição – e teve uma série de painéis e eventos de negócios e networking.

 “Sem dúvida, foi um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos, acompanhamos resultados incríveis da indústria de jogos nacional, e a homenagem da Gamescom coroou todo o trabalho que vinha sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros”, afirmou Rodrigo Terra, presidente da Abragames.

Uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos) e a Associação da Indústria Alemã de Jogos – através da Brazil Games, projeto da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) – viabilizou esse grande destaque para o país, que participou da cerimônia de abertura, teve um estande com mais de 50 expositores e cumpriu uma extensa agenda de compromissos. A participação da Druzina também teve o apoio do Sebrae (por meio do programa Global Games) em conjunto com a ADJogos RS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul.

De Colônia (Alemanha) para Helsinque (Finlândia)

Assim que terminou a Gamescom, Luciana Druzina integrou uma delegação de brasileiros que embarcou para a capital finlandesa a fim de visitar uma série de estúdios. Esse intercâmbio foi uma parceria entre a Abragames e a Business Finland que visou estimular oportunidades de colaboração, expansão de mercado e fortalecimento de redes e conexões.

Entre os estúdios e instituições que foram visitados pelos desenvolvedores e criadores que integraram a delegação brasileira estiveram importantes nomes como Maria01, Sisu Ventures, Play Ventures, Supercell, XR Center, Fingersoft, Zoan, Neogames, Rovio e Papukaya.

Sobre a Druzina Content

A Druzina Content possui mais de 15 anos de experiência no mercado de inovação audiovisual e produção de conteúdo. Atualmente, Druzina tem presença em mais de 50 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibições e canais, incluindo Prime Video, Nickelodeon, Youku, Canal Futura, Netflix, Tv Brasil, Tv Cultura, ZooMoo Kids, GloboPlay, Telecine, Box Kids, Canal Brasil, entre muitos outros. A empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e games. Com o propósito de criar propriedades intelectuais sem fronteiras e produzir histórias que precisam ser contadas, suas obras já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios.

A empresa tem como fundadora e CEO Luciana Druzina, que atua no mercado há mais de 20 anos e é membro da International Academy of Television Arts & Sciences, fazendo parte da comissão julgadora do International Emmy® Awards. Em reconhecimento à atuação da Druzina Content no mercado externo, a empresa audiovisual conquistou o Prêmio Exportação ADVB por quatro anos consecutivos (2020- 2023), uma conquista inédita para o setor de economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira.