A Logitech estabeleceu um padrão no mundo do automobilismo virtual com sua linha G20 de volantes. Lançado em 2006 o modelo G25 rapidamente se tornou o favorito de pilotos virtuais de consoles em todo o mundo e até mesmo nos PCs por unir preço acessível frente a soluções mais profissionais a uma experiência imersiva com Force Feedback de qualidade.
Após o modelo G25 a versão G27 dominou por vários anos a cena até a chegada dos G920 (para Xbox One) e G29 (para PS4) na ultima geração de consoles.
Agora a empresa unificou a marca com o código G923 indicando uma mistura do que havia de melhor nos modelos anteriores e um upgrade na forma como o Force Feedback funciona.
Force Feedback
Esse é o recurso responsável por levar as sensações da pista para o volante. Um buraco, uma zebra ou uma zona molhada onde o carro pode deslizar assim como o piso de asfalto, terra ou até neve tem suas sensações de vibração transmitidas para o volante para o jogador poder reagir conforme as condições do terreno.
Na linha G923 a Logitech repensou a forma como a tecnologia é aplicada. Até então, os jogos tinham uma biblioteca de vibrações e o que estava acontecendo no volante dependia de zonas marcadas com efeitos pré-estabelecidos. Segundo a Logitech seu sistema TrueForce pode usar a telemetria da pista existente em alguns jogos para criar as sensações exatas das rodas tocando no solo.
Os detalhes técnicos indicam que os dados do jogo são processados internamente 4000 vezes por segundo enquanto o resultado do que deve ser traduzido no volante atinge uma atualização de 1000 vezes por segundo o que entrega um nível de realismo superior.
O piloto Lando Norris testou a tecnologia e participou da campanha do produto.
O Force Feedback é sem dúvida uma das coisas mais importantes em um bom volante. Claro que o TrueForce ainda depende de suporte dos fabricantes de jogos e por enquanto essas novas sensações estão disponíveis em poucos jogos como GranTurismo Sport, DIRT 2.0, Assetto Corsa, GRID 2019 e iRacing então não espere jogar qualquer jogo sentindo grande diferença.
De fato, para a maioria dos jogadores mais casuais a diferença prática não deve ser sentida então trocar seu G27, G29 ou 920 em um novo G923 não parece ser uma boa ideia. No entanto, se você está prestes a investir em um novo volante essa pode ser uma opção interessante.
Com versões para Xbox+PC ou PlayStation+PC o G923, diferente das versões anteriores, tem o mesmo formato, opções de botões e posicionamento, mudando apenas as cores e desenhos relacionados a cada console.
Se o TrueForce vai colocar os famosos volantes da Logitech para competir com fabricantes de modelos mais profissionais só o tempo vai dizer, mas pelo preço médio e recursos, sem dúvida é difícil justificar outra opção de entrada.