Que Lost Ark é um sucesso, isso é inegável. Mas o que os jogadores podem esperar dos próximos updates que estão por vir? Entrevistamos Roxanne Sabo, Gerente de Comunidade de Produto para Lost Ark, que nos contou um pouco mais dos próximos passos do MMORPG da Amazon Games.
Rômulo – Existe algum plano para que jogadores consigam jogar e evoluir sem necessariamente fazer aquelas raids com mecânicas complicadas?
Roxanne – Os MMORPGs são jogos que proporcionam diversão e prazer ao jogar com outras pessoas, então o endgame de Lost Ark foi projetado com a cooperação em mente. Dito isso, tanto a Amazon Games quanto a Smilegate RPG estão cientes de que alguns jogadores estão enfrentando dificuldades em raids, e estamos trabalhando para melhorar as partes em que os jogadores sentem que são mais difíceis, ou onde os jogadores novos e antigos podem ter mais problemas. Sentimos que as raids são uma parte fundamental da experiência de jogo de Lost Ark, então estamos procurando facilitar o caminho para os jogadores chegarem até elas e ajustá-las para que novos jogadores possam ter mais sucesso.
Por exemplo, mudanças no Argos Abyss Raid e nos Valtan, Vykas e Kakul-Saydon Legion Raids reduzirão o número de padrões que os jogadores devem aprender, por sua vez, suavizando a curva de aprendizado para novos jogadores. A mecânica de “wipe” para esses ataques também está sendo facilitada, para que os jogadores não sejam penalizados com uma derrota no final do jogo para toda a equipe se cometerem um erro.
►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nosso grupo de WhatsApp!
Há uma série de reformulações de conteúdo, tanto no jogo quanto em desenvolvimento, que também abordam a progressão do jogador. Introduzimos o sistema Story Express, que permite aos jogadores concluir missões da história enquanto aumentam o nível de um personagem para o nível de item 1340 e ganham recompensas como Silver, itens de batalha e Argos Legendary Gear de nível 1340, que lhes permitirá progredir ainda mais. Também oferecemos rotineiramente itens como Powerpasses, que permitem aos jogadores aumentar instantaneamente o nível de personagens alternativos para combinar com seus personagens de nível mais alto. Há também eventos Hyper Express, que permitem aos jogadores ganhar materiais de aprimoramento mais rapidamente. Todos eles são projetados para ajudar os jogadores a chegar ao ponto em que podem terminar o conteúdo do jogo mais rapidamente. Como mencionado anteriormente, os ataques são uma parte importante do final do jogo de Lost Ark, portanto, um dos principais objetivos dos jogadores que progridem e evoluem é chegar aos ataques introdutórios, familiarizar-se com esse conteúdo desafiador e progredir para ataques mais avançados.
Rômulo – Dentre os personagens e classes existentes, existe algum plano para que elas tenham versões masculinas e femininas?
Roxanne – A atualização lançada no jogo este mês faz isso, trazendo Slayer para a lista de classes jogáveis. Slayer é a primeira classe Warrior feminina e é um remix da Berserker, um poderoso lutador corpo a corpo que usa sua espada, e o modo Burst, para eliminar qualquer coisa indesejável que entrar em seu caminho.
Além disso, existem outras classes que tiveram opções de gênero adicionadas para os jogadores. A Wardancer é a versão feminina da Striker, e a Gunslinger é a contraparte feminina da Deadeye. Há também um plano para apresentar uma Scrapper masculina, que foi mencionada no evento LOA ON 2022 na Coréia. A data prevista para essa nova turma ainda está pendente.
Tanto a Amazon Games quanto a Smilegate RPG ouvem atentamente o feedback dos jogadores, portanto, se houver outras classes para as quais os jogadores gostariam de ver opções de gênero, incentivamos os fãs a compartilhá-las!
Rômulo – O roadmap inclui também algo que possa ajudar jogadores que não tenham muito tempo para jogar a evoluir em Lost Ark?
Roxanne – Facilitar a quantidade de rotina e “lição de casa” que os jogadores devem fazer para progredir em Lost Ark tem sido o foco de nossas equipes, de acordo com o feedback que recebemos. Há muitas melhorias de qualidade de vida chegando com o objetivo de diminuir a quantidade de tempo que os jogadores devem gastar para progredir, e algumas delas já estão entrando no jogo. A atualização deste mês introduziu Ebony Cube, que consolida Boss Rush e Cube em uma nova atividade. Agora, os jogadores podem obter as recompensas de ambas as atividades participando de uma nova atividade, portanto, concluir o Ebony Cube deve ser muito mais gratificante por reduzir a rotina.
Outra atualização chegando ao jogo simplificará o sistema de progressão de equipamentos de quatro para duas etapas. No momento, para participar dos Legion Raids, os jogadores devem passar por quatro níveis de progressão de equipamento, mas o novo sistema será integrado em dois níveis necessários para enfrentarem os Legion Raids. Esperamos que isso reduza a quantidade de esforço repetitivo necessário enquanto os players se dirigem para os ataques.
Estes são apenas alguns exemplos de recursos que já anunciamos. Há muitos mais mencionados em nossa carta mais recente à comunidade, no segundo roadmap, e, como ainda estão sendo desenvolvidos, compartilharemos mais informações sobre esses novos recursos em breve.
Rômulo – Podem explicar um pouco mais sobre os novos Powerpass? Conversando com jogadores, vejo que muitos não fazem nem ideia de como utilizar.
Roxanne – Um Powerpass é um método acelerado para levar um personagem ao nível 50, com um nível de item específico. Ele foi projetado para aumentar a progressão de novas classes e alts que os jogadores possam ter. O ilevel alcançado depende de qual Powerpass você obtém. Você pode optar por assistir a todas as cinemáticas principais e participar de batalhas importantes que ocorrem ao longo da experiência de nivelamento (através do “Adventure’s Path”), bem como praticar suas habilidades e rotação em áreas especiais de treinamento. Ou você pode pular tudo isso e apenas levar seu personagem para o nível 50. Depois de usar o Powerpass, as missões para as várias áreas serão marcadas como concluídas – o ponto específico na história (e o nível de equipamento que você recebe) depende de qual Powerpass você usa.
Vários deles estão disponíveis para compra na tela de seleção de personagem. Periodicamente, damos aos jogadores um Powerpass gratuito — o que distribuímos recentemente foi o Punika Powerpass.
Rômulo – Sobre a nova classe avançada, Aeromancer, já temos mais detalhes?
Roxanne – Aeromancer é a próxima classe que chegará em Lost Ark, depois da Slayer. Ela se junta à Artist como a segunda classe avançada Specialist a entrar no jogo e usa o poder da ilusão mística para manipular o clima com efeitos devastadores no campo de batalha. Ela também pode se controlar em uma luta frente a frente, usando seu guarda-chuva para destruir os inimigos com talento e floreio! Sua habilidade de identidade de classe é o Sun Shower, e seu Sun Shower Raindrop Meter, que se enche cada vez que a Aeromancer atinge os inimigos com suas habilidades. Quando o indicador esá preenchido, seu Sun Shower pode ser ativado e os ataques e movimentos da Aeromancer evoluem, enquanto os inimigos próximos sofrem danos constantes, e ela e os membros de seu grupo desfrutam de um bônus de defesa.
Os jogadores poderão conferir a Aeromancer em agosto, e ela chegará ao jogo com um Powerpass e eventos de progressão para ajudar os jogadores a atualizar seu novo Aeromancer. Fique ligado nos canais habituais do jogo para mais novidades em breve!
Rômulo – Agora um assunto polêmico: o que está sendo feito em relação aos bots que estavam inundando os servidores e atrapalhando quem jogava sem uso de cheats?
Roxanne – Controlar o problema dos bots em Lost Ark tem sido uma das prioridades de ambas as equipes da Amazon Games e da Smilegate RPG, e todos nós fizemos enormes esforços para corrigir esse problema. Muitas medidas técnicas foram desenvolvidas, testadas e implementadas, e fizemos alguns progressos mensuráveis limitando a influência e o impacto dos bots na jogabilidade e economia do jogo.
Nossas mudanças levaram à remoção de 55 bilhões de ouro produzidor por bots do jogo e a uma redução de 99% na interação deles com a economia. Também banimos milhões de contas de bots.
Mas esse trabalho ainda não terminou. Lutar contra bots é um esforço contínuo e seguimos investindo em medidas futuras para combatê-los em Lost Ark. Juntamente com a Smilegate RPG, nós temos planos para combater os bots e iremos compartilhar atualizações sobre essa situação em um artigo detalhado em breve.