Games

Lost Ark: Jogadores inativos estão sendo pegos em ondas de ban

Ondas de ban acontecem para expulsar trapaceiros; jogadores inativos estão sendo pegos por engano

Lost Ark é um ótimo e gigantesco MMO coreano, que foi lançado para o público ocidental pela Amazon Games em fevereiro de 2022. Porém, um dos grandes problemas do jogo,, que começou logo após o lançamento ocidental, é justamente os bots, que ficam em locais específicos matando monstros e impedindo que jogadores “de verdade” consigam progredir no jogo.

A Amazon Games já baniu mais de um milhão de contas por uso de bots desde o lançamento, fazendo também um balanceamento na economia do jogo para lidar com esse problema. Só que mesmo com as ações, os bots continuam e jogadores estão insatisfeitos com o rumo que o jogo está tomando.

Foto: Reprodução

Mensagem de banimento ao entrar no jogo

Prestes a fazer um ano, os bots ainda são um dos maiores problemas e a Amazon resolveu fazer uma nova “ban wave” (onda de banimentos) para lidar com o problema. Os jogadores notaram a queda no número de usuários do jogo, resultado direto da ban wave.

O problema é que esta nova onda de ban também atingiu (erroneamente) jogadores inativos de Lost Ark. E o pior: isso aparece no perfil público do jogador. 

Foto: Reprodução

Jogador falsamente banido do jogo

O problema é justamente que o banimento atinge o sistema anti-trapaça da Valve, o VAC (Valve Anti-Cheat), um sistema automatizado da Valve, dona do Steam, que detecta cheats instalados no PC dos usuários. E receber um VAC no Steam gera diversos problemas em muitos jogos, pois ao abrir o perfil de qualquer usuário que tenha sido “pego”, a página mostra que o usuário trapaceou em algum jogo.

Claro que isso está gerando indignação na comunidade, derrubando a classificação de Lost Ark que eram positivas para “Ligeiramente Negativas”.

Foto: Reprodução

A Amazon Games já respondeu no fórum oficial que jogadores atingidos devem entrar em contato: 

Saudações Heróis de Arkesia,

Após uma onda recente de banimentos de bots, vimos um aumento nos recursos de banimento de jogadores que foram afetados incorretamente por esses banimentos.

Determinamos o erro que desencadeou esses banimentos falsos e estamos trabalhando ativamente para revertê-los para todos os jogadores legítimos afetados, independentemente de um tíquete de suporte ter sido arquivado. Enquanto isso, você ainda pode enviar um tíquete de Ban Appeal ao Customer Support 580 para que a equipe possa ajudar mais rapidamente a restaurar sua conta e remover todas as penalidades.

Obrigado por seus relatórios e paciência enquanto trabalhamos para corrigir isso com os jogadores afetados.” 

Enquanto uma solução adequada não for encontrada, restam os jogadores continuarem reclamando e avaliando o jogo no Steam para demonstrar sua insatisfação. Aliás, uma questão: quando irão lançar uma tradução em português para o jogo?