O ano começou e com ele mais uma temporada de Marvel Snap. A nova season se chama Savage Land e trará cartas e alts específicos da Terra Selvagem, uma terra aonde encontramos dinossauros e heróis em uma ilha parada no tempo do Universo Marvel.
E com ela temos Zabu, uma carta de custo 3 que reduz o custo de suas cartas de custo 4 em 2. E o pior (ou melhor): Zabu já está sendo considerada uma das melhores cartas já recebidas em um season pass.
Considerando as outras cartas dadas em season pass até agora, a única que realmente era forte e definiu o meta foi Wave. O card define o custo de cada carta para 4 no próximo turno, e, em sua época de lançamento, existiam cartas até a Série 3 para serem desbloqueadas.
Por outro lado, Zabu já se encontra nesta fase em que cards Série 4 e 5 já são comuns no game. E cards série 5 estão sendo penosos para serem adquiridos. Zabu, ao contrário de Wave, combina muito com dezenas de outros cards, inclusive com uma combinação de Zabu e Sera conseguimos descer toda a mão na 6ª rodada do jogo, gerando um aumento de poder imprevisível.
Primeiro, devemos dar uma olhada nos outros cartões de passe de temporada no Marvel Snap até agora. Tivemos Wave, Thor, Demolidor, Nick Fury, Miles Morales e Silver Surfer. De todas essas cartas, apenas uma foi verdadeiramente definiu o meta: Wave. Ela é uma carta de custo 3 que define o custo de cada carta para 4 no próximo turno. Wave sinalizou a criação do deck DeathWave e também mudou a meta para decks de rampa, onde você pode jogar Wave ou Electro para enganar suas cartas maiores nos turnos anteriores.
A diferença entre Wave e Zabu, no entanto, é que, quando o Wave foi lançado, tínhamos apenas cartas da Série 3 para desbloquear. Embora o sistema de aquisição de cartas fosse lento e um tanto doloroso às vezes durante aqueles dias beta, não parecia tão ruim porque você sabia que desbloquearia a Morte e seus cartões de suporte mais cedo ou mais tarde.
Por outro lado, Zabu foi lançado durante uma época em que as cartas da Série 4 e 5 agora são uma coisa no Marvel Snap. E esses cartões da Série 5, em particular, são extremamente difíceis de adquirir.
Spiderman, Absorbing Man e Zabu podem fazer um estrago na mesa. Darkhawk e Shuri são ainda mais fortes para essa combinação, mas mais difíceis de conseguir por serem da Série 5.
Assim como senti com o Infinaut (card da season do Surfista Prateado), dependendo da situação, quando um jogador aparecia com o avatar do personagem e não jogava uma carta na 5ª rodada, eu automaticamente já concedia. Sabia que não teria nada para combater o card.
Cartas como estas começam a criar um abismo entre jogadores F2P para os que pagam. Quem estiver disposto a gastar dinheiro real, conseguem adquirir cards rapidamente para montar decks altamente destrutivos, com uma vantagem injusta. Jogadores F2P só poderão abrir um card da série 5 por mês, com chances baixíssimas de conseguir Darkhawk ou Shuri.
Zabu será adicionado à Série 5 e, preocupantemente, diversas cartas da série não estão descendo para a série 4. Parece um movimento que irá tornar o jogo um P2W (pay-to-win, ou pague para vencer em tradução literal).
Mas Zabu é imbatível? Claro que não. Cartas como Enchantress, Shang-Chi e Rogue podem ser eficazes contra o deck. Porém isso não muda o fato de que o jogador que não pagou levará semanas (ou meses) para conseguir cards competitivos de verdade. E, quando conseguir, pode ser que tudo já tenha mudado novamente.
Como todo bom jogador de cartas colecionáveis, digo que Marvel Snap ainda tem muitos problemas para resolver sobre como os jogadores devem adquirir os cards. Que criem rápido uma política de rabaixamento de cards, logo após cada temporada e assim consigam manter o público que quer jogar sem necessariamente ter que gastar todo mês. O Season Pass está saindo a R$ 49,99 por mês, um preço salgado e, nem todo jogador pode se dar ao luxo de comprar o Premium todo mês.
Fonte: Twinfinite