Desbloquear novos poderes é algo que os desenvolvedores de Marvel’s Spider-Man 2 têm em comum com seus protagonistas que lançam teias. A Insomniac Games está liberando o poder do PlayStation 5 na próxima sequência, com dois Spider-Mans jogáveis empunhando novas habilidades, uma galeria de ameaçadores Super Vilões, uma cidade quase duplicada em tamanho e uma série de outras melhorias imersivas.
Recentemente, tivemos a chance de ver várias horas de Marvel’s Spider-Man 2 e estava de olho em exemplos do poder do PS5 em ação. Vamos explorar alguns aspectos empolgantes:
Háptica e Imersão Cinemática
A prévia começa com Peter em seu novo Traje Negro enfrentando Kraven no meio das vigas de uma igreja. Um sino enorme toca, enviando ondas impactantes e reverberantes através dos hápticos do controle DualSense. A sensação háptica ressonante vende o efeito disruptivo do sino no Traje Negro tremulante. As cenas com o gigantesco Lagarto também são acentuadas por intensos pulsos hápticos, imitando o poder nervoso do Super Vilão mutante.
Colisão de Partículas com Gatilhos Adaptativos
Um momento no início da prévia coloca Peter para ajudar Harry Osborn a alinhar emissores de partículas de um colisor. Um breve minijogo surge quando o Homem-Aranha prende teias nos emissores. Eu gostei de pressionar cuidadosamente os gatilhos adaptativos com níveis assimétricos de pressão e observar as instruções na tela para travá-los corretamente no lugar. É um exemplo satisfatório e inovador da precisão dos gatilhos e do feedback tátil.
Asas de Teia e SSD para uma Velocidade Espetacular do Homem-Aranha
As Asas de Teia oferecem aos jogadores uma nova opção para planar sobre a cidade. O poder do PS5 permite que a cidade de Nova York de Marvel carregue mais rápido do que nos títulos anteriores. Isso se traduz em movimentos mais rápidos pela cidade, incluindo voar em rotas de túneis de vento a velocidades impressionantes usando as novas Asas de Teia. O balanço clássico do Homem-Aranha também é mais rápido e tão divertido quanto sempre foi. Combinar o balanço tradicional com o novo planar das Asas de Teia criou uma maneira poderosa e suave de atravessar a cidade.
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Personagens Icônicos com Profunda Emoção
As performances faciais se unem a detalhes aprimorados dos modelos de personagens para proporcionar novos níveis de expressão. Por exemplo, um momento emocional entre Miles e Rio demonstra silenciosamente a preocupação e o amor que sua mãe tem por ele – tudo está nos olhos. Detalhes oculares realistas intensificam a expressão, como capilares visíveis, pálpebras umedecidas, movimentos mínimos dos olhos e iluminação sutil. Cenas emocionalmente intensas se beneficiam do aprimoramento facial, como a expressiva face de Kraven enquanto ele luta contra o Homem-Aranha, seus olhos largos e penetrantes enquanto seu rosto se contorce com intensa astúcia…
Alternância Rápida entre Peter e Miles
Os jogadores têm dois Homens-Aranha à sua disposição em Marvel’s Spider-Man 2, e alternar entre eles é fácil. O jogo faz um zoom acima para uma visão de cima de Marvel’s New York City ao alternar entre os dois Heróis, e então faz um zoom de volta para o novo Homem-Aranha selecionado em outra parte da cidade. É uma demonstração perfeita e poderosa do ultra-rápido SSD do PS5.
Musculatura em Movimento
Falando nisso, a Insomniac está aumentando o realismo de seus modelos de personagens com musculatura simulada. Esse aprimoramento sutil torna o movimento dos personagens mais natural aos olhos, semelhante às melhorias na captura facial. Por exemplo, você verá os músculos dos braços se destacarem ou se esticarem sob os trajes justos dos Super Heróis ou os músculos da mandíbula do Lagarto se flexionando convincentemente ao rugir.
Dobrando o Tamanho da Cidade
O território do Homem-Aranha se estende além de Manhattan para incluir o Brooklyn e o Queens em Marvel’s Spider-Man 2. Nos jogos anteriores do Homem-Aranha da Marvel, essas áreas não eram acessíveis e eram simplesmente representações de baixa resolução da cidade maior. O tamanho do mapa dobrado da sequência é possível em parte graças ao PS5, assim como a capacidade do jogo de renderizar a metrópole expansiva a uma maior distância. Em cima de um arranha-céu em Manhattan, você pode ver claramente as formas e cores do horizonte transitável do Brooklyn.
Trabalho Espectacular de Ray Tracing
Ambos os modos de Desempenho e Fidelidade apresentam Ray Tracing em Marvel’s Spider-Man 2, graças ao título ser lançado exclusivamente no PS5. O efeito é imediatamente perceptível ao balançar ou planar sobre a água. Um momento belo envolve atravessar o Rio East com o sol poente lançando um brilho quente sobre a água, incluindo o reflexo do horizonte do Brooklyn e um toque de vermelho esfumaçado de um de seus grandes letreiros de néon.
Vida Agitada na Cidade
O Homem-Aranha não é nada sem uma cidade para proteger, e a Nova York da Marvel está mais movimentada do que nunca. Os pedestres de Nova York são representados por uma variedade mais diversificada de tipos de corpos e entram e saem dos prédios. Eles dirigem pelas ruas em veículos que exibem o sutil movimento autêntico dos sistemas de suspensão automotiva. Nos títulos anteriores do Homem-Aranha da Marvel, os jogadores podiam espiar pelas janelas dos prédios para dar uma olhada nos interiores decorados – Marvel’s Spider-Man 2 aumenta o detalhe com ocupantes reais. Esses pequenos detalhes ajudam a construir um rico cenário urbano que parece vivo.
Escute com Áudio 3D
A equipe de áudio da Insomniac implementa áudio 3D em Marvel’s Spider-Man 2 com impressionante atenção aos detalhes. Os efeitos imersivos estão presentes em todos os lugares, mas duas sequências específicas se destacaram para mim. Um sino enorme toca durante uma sequência em que Peter, vestindo o Traje Negro, enfrenta Kraven em uma igreja. A frequência ressonante do sino atinge com um soco convincente. Outro momento é mais focado na jogabilidade, com o jogador seguindo o Lagarto pelos esgotos de Nova York. A sequência claustrofóbica é intensificada por uma gama de sons de 360 graus, incluindo tubulações rangendo, entulho desmoronando e o ocasional arrastar do próprio Lagarto.
Estes são apenas alguns exemplos coloridos de como a sequência deslumbrante da Insomniac está se moldando para aproveitar ao máximo o potencial do PS5.