Games

Morreu o lendário criador de River City Ransom

Mitsuhiro Yoshida morreu subitamente aos 61 anos de idade

Morreu Mitsuhiro Yoshida, lendário designer japonês de jogos conhecido pela série River City Ransom, aos 61 anos. Yoshida sempre será lembrado pelos títulos que criou e desenvolveu na Technos Japão, nas décadas de 80 e 90, sendo ele o diretor de jogos como Nekketsu Super Dodge Ball e River City Ransom. O designer também trabalhou em Double Dragon e Nintendo World Cup.

Foto: Technos

Mitsuhiro Yoshida, designer japonês mais conhecido no ocidente por River City Ransom, morreu aos 61 anos. A carreira de Yoshida sempre estará associada aos títulos em que trabalhou na Technōs Japan nos anos 80 e 90, dirigindo jogos como Nekketsu Super Dodge Ball (Kōkō Dodgeball-Bu) e River City Ransom (Downtown Nekketsu Monogatari). Ele também trabalhou em títulos como Double Dragon e Nintendo World Cup ( sua softografia está aqui )

Em tempos mais recentes, Yoshida fundou e trabalhou como presidente do estúdio Miracle Kids! , que continuou a trabalhar nos jogos Downtown / River City Dodgeball, e que anunciou a novidade.

O texto do tweet diz, traduzido por máquina e editado para maior clareza:

Veja a tradução (adaptada) do tweet abaixo:

“Viemos relatar em nome e com o consentimento da família enlutada.
(…) Akihiro Yoshida faleceu repentinamente em 30 de agosto.
Como criador da série Downtown Nekketsu (River City Ransom), sinto muito por estar apenas tentando entregar o melhor novo trabalho para todos.
Em nome do falecidos gostaria de expressar minha mais profunda gratidão pelo apoio apaixonado de todos.
Toda a equipe”

Yoshida aparentemente estava trabalhando em novos títulos até sua morte. Yoshida fundou a Miracle Kids! (às vezes estilizado ‘Kidz’) em 2008, que lançou versões remasterizadas de alguns dos títulos pelos quais ele era mais conhecido, incluindo River City Dodge Ball All Stars!! e Downtown Smash Dodgeball.

Mas quando se lembra de Yoshida, River City Ransom é o que é o seu maior legado, com sua mistura de RPG com ação e luta, com história e muita briga. 

Relembrando as origens dos jogos em 2016, Yoshida sentiu que parte do design veio de sua sensação de que um jogo caseiro tinha que oferecer um prazer diferente da experiência esperada nos fliperamas.

“Eu tinha muitas dúvidas sobre a dificuldade do jogo”, lembrou Yoshida. “Eu entendo que os jogos de arcade aumentam a dificuldade de aumentar a taxa de rotatividade dos jogadores, mas os jogos do NES não são comprados com o dinheiro do Ano Novo [crianças]? Eu me perguntei por que mesmo um jogo comprado com o precioso dinheiro do Ano Novo é um tinha que ser tão difícil com game overs imediatos. Você deve poder jogar por muito tempo… Eu queria criar um equilíbrio com o conteúdo, que permitisse que uma criança que comprasse com o dinheiro do Ano Novo pudesse jogar até o Ano Novo do ano seguinte.”

Jogadores veteranos e até mesmo aqueles que hoje em dia conheceram River City Ransom podem afirmar: Yoshida conseguiu encontrar o equilíbrio.

Fonte: PCGamer