O lançamento do simulador de sobrevivência Palworld, frequentemente comparado a uma paródia de Pokémon, gerou um intenso debate sobre ser uma obra original ou um ato de plágio. Até o momento, a The Pokemon Company (TPC), detentora dos direitos de Pokémon, não havia se pronunciado sobre a questão. Porém, isso mudou recentemente.
Em um comunicado em seu site oficial, a TPC abordou “um jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024”, referindo-se claramente a Palworld. A empresa destacou que “não autorizou ninguém a usar a propriedade intelectual ou os materiais de Pokémon” e prometeu investigar a situação envolvendo Palworld.
A TPC afirmou que pretende investigar e tomar as medidas necessárias para resolver qualquer infração de direitos autorais relacionada a Pokémon, reiterando seu compromisso em proteger e valorizar cada Pokémon e seu mundo.
LEIA TAMBÉM ► Palworld ultrapassa 2 milhões de jogadores simultâneos no Steam
Palworld permite que os jogadores criem, armem, alimentem e enviem para lutar ou trabalhar com Pals, criaturas que apresentam uma semelhança suspeita com os Pokémon. A similaridade não passou despercebida, e muitos expressaram descontentamento – inclusive, os desenvolvedores de Palworld chegaram a receber ameaças.
LEIA TAMBÉM ► Temporada dos Construtos já está disponível em Diablo IV
Enquanto isso, a Nintendo, que é proprietária da The Pokemon Company, começou a bloquear mods de Palworld que usam Pokémon reais. Além disso, o site Nexus Mods evitou postar conteúdos desse tipo por temer represálias.
O acesso antecipado de Palworld começou em 19 de janeiro nas plataformas PC (Steam, Microsoft Store), Xbox One, Xbox Series X|S e Game Pass. Em apenas seis dias, o projeto atingiu a marca de 8 milhões de cópias vendidas e mais de 2 milhões de jogadores simultâneos no Steam.
LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!