Games

Quem criou o Minecraft? Conheça a história do game!

Sucesso entre jogadores de todas as idades, o Minecraft foi criado na Suécia e, anos depois, vendido para a Microsoft

Foto: Divulgação / Minecraft

Um dos jogos mais populares da atualidade, o Minecraft alcançou 140 milhões de usuários mensais no final de 2021, de acordo com o Mojang Studios, escritório responsável pelo game.

Mas os números impressionantes não param por aí.

São mais de 238 milhões de cópias vendidas desde sua criação, em 2009, o que significa que o Minecraft mantém 58% da sua base instalada ainda ativa na comunidade.

Febre entre crianças, adolescentes e adultos, o jogo tem um objetivo básico - de construir e quebrar blocos. Além de atrair por suas inúmeras possibilidades de criatividade nos mundos pré-criados, o Minecraft também se popularizou por se adaptar em diferentes plataformas, como computadores e videogames como Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Quem inventou o Minecraft?

O jogo foi criado em 2009 pelo sueco Markus Persson - mais conhecido como Notch -, na versão conhecida como Clássica. O usuário poderia mexer nos blocos, mas ainda não havia sido criado os elementos de sobrevivência que ajudaram a impulsionar o game.

Quando foi oficialmente lançado, em 2011, Markus recebeu aproximadamente US$3 milhões. O criador do Minecraft, então, decidiu dividir essa bolada entre todos os seus funcionários, como maneira de agradecê-los pela parceria e pelo sucesso do estúdio Mojang.

Ainda nesse período, o Minecraft era disponibilizado gratuitamente na internet, com a possibilidade de adquirir uma versões mais completas e atualizadas por meio de pagamentos extras.

O jogo sem fim

No início, o jogo não tinha um objetivo. Os usuários ficavam livres nos mundos e poderiam construir e destruir blocos à vontade. Mas em 2011, uma história foi lançada. Os inimigos, os Endermans e o Ender Dragon, deveriam ser combatidos. Este foi mais um passo rumo ao sucesso extraordinário do Minecraft.

O game tem uma sensação inigualável de infinitude. Cada vez que uma partida começa, o algoritmo desenha um mundo único, com cenários de montanhas, cavernas e castelos, ataques de monstros e zumbis, nunca iguais para os jogadores. Com gráficos simples e coloridos, os jogadores podem construir e desconstruir por horas, sem fronteiras.

Venda para a Microsoft

Três anos depois do lançamento oficial do jogo, Markus anunciou sua saída da empresa. O Minecraft foi vendido para a Microsoft por US$2,5 bilhões, fortuna que foi um reflexo do tamanho do sucesso que o game já havia alcançado.

Nos dias atuais, o mesmo formato de blocos é encontrado pelos jogadores, para criar e recriar mundos e histórias.

Entenda mais sobre o jogo

São três maneiras diferentes de jogar: criativo, sobrevivência e hardcore. Veja quais são as possibilidades para os gamers.

Criativo: para os apaixonados por construções. Esse modo tem todos os blocos liberados para que o jogador use sua criatividade, criando e recriando os locais e cenários.

Mais pacífico, é possível desativar monstros e zumbis, ativar voo dos personagens e outros efeitos.

Sobrevivência: nesse cenário, o mais importante é sobreviver aos ataques de monstros e zumbis, inclusive o Ender Dragon. Também é preciso saber circular para buscar suprimentos e construir coisas manualmente.

Outro diferencial é descobrir novos objetivos para o personagem, que são traçados durante a partida.

Hardcore: os objetivos são impostos durante o jogo, e o gamer tem apenas uma chance. Caso o jogador morra durante a partida, tudo o que foi construído e conquistado será perdido, e será necessário recomeçar do zero.

Além das fronteiras

O jogo está presente em todos os continentes. Segundo informações da Mojang, o Brasil é o quarto país do mundo com mais jogadores de Minecraft no mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.

E esse sucesso já ultrapassou as fronteiras do próprio game: mais de 201 bilhões de horas de vídeos do Minecraft foram assistidas no YouTube em 2020. Dessa forma, esse foi o tema mais assistido do ano na plataforma, o segundo maior buscador do mundo e a maior base de vídeos do planeta.

Em 2021, o jogo alcançou mais um recorde, agora de 1 trilhão de visualizações totais no Youtube. Criadores do mundo inteiro tornaram possível esta marca, jogando o game de diversos modos possíveis para que esse feito fosse possível.

Sucesso duradouro

Com tantas atualizações, buscas por uma melhor jogabilidade e novos lançamentos, o Minecraft deve permanecer por muitos anos em alta. Sem nunca perder a essência do Minecraft, claro, que são as infinitas possibilidades de construção e desconstrução de mundos, cenários e blocos. 

Pontos moeda