Games

Análise: Prince of Persia The Lost Crown é um Metroidvania surpreendente

Um jogo que nos faz querer jogar mais e mais, desvendando os segredos do gigantesco labirinto

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Ubisoft//GAMES Folha Vitória/Rômulo Justen

Um dos jogos mais clássicos de todos os tempos, a franquia Prince of Persia remonta a própria história dos games. Querida por jogadores do mundo inteiro, Prince of Persia foi portado para quase todos os consoles e computadores, estando presente na vida gamer de várias gerações de jogadores.

E a Ubisoft, atual detentora do jogo, trouxe ao mundo diversos outros jogos tão bem (ou quase) sucedidos quanto o primeiro, trazendo toda uma nova história, novos personagens e muita ação com movimentos acrobáticos e parkour, com The Sands of Time e suas continuações.

E agora, inovando mais uma vez, a Ubisoft Montpellier traz Prince of Persia The Lost Crown, um jogo de ação no estilo metroidvania (minha paixão junto com roguelikes) com uma história interessantíssima, um ótimo sistema de combate e muita, muita ação de plataforma. Posso dizer que foi difícil largar o jogo, que trazia surpresas nos cenários, combates interessantes e frenéticos, além dos puzzles, chefes chamativos e difíceis.

A Coroa Perdida

Em Prince of Persia The Lost Crown você não joga como o Príncipe da Persia, mas sim com Sargon, um dos sete imortais que protegem juntos a Persia e a família real. Com o sequestro do príncipe Ghassan, os imortais partem para o Monte Qaf, aonde se passa o jogo com muitas cavernas e labirintos para serem desvendados e vencidos.

Foto: Ubisoft

Um mapa gigantesco se revela com cada passo do jogador, com muitos inimigos, quebra-cabeças e idas e vindas para poder abrir novos corredores, achar novos itens e prosseguir com a história do jogo.

Combate

O jogo roda fluído a 120 fps (mesmo em 4K), tornando os combates fluídos e com movimentos fáceis e naturais. A ação começa simples, com ataque e bloqueio, porém com o tempo e novas habilidades, combos vão ficando cada vez mais longos, com pulos, chutes e amuletos que fazem as habilidades amplificarem suas propriedades. E claro, não podemos esquecer as incríveis habilidades temporais que vamos acumulando pelo caminho para serem utilizadas com toda força.

Foto: Ubisoft

O jogo não evolui somente o jogador: novos inimigos trazem a necessidade de novas soluções para serem superados, além dos chefes que precisam ser derrotados utilizando todo o arsenal de movimento, poderes e itens que temos a disposição.

Prince of Persia The Lost Crown traz um dos melhores combates para o gênero Metroidvania, superando muitos clássicos do gênero e trazendo um novo fôlego para o estilo.

LEIA TAMBÉM ► Demo gratuita de Prince of Persia™: The Lost Crown já está disponível

O mapa

O jogo é rápido, e isso é uma das melhores partes. Em situações difíceis, como alguns obstáculos, ao morrer o reset é rápido e uma nova tentativa é feita quase que imediatamente. E isso anima demais, pois alguns outros jogos no estilo exibem uma tela de game over que pode demorar minutos até conseguirmos voltar ao ponto que estávamos. Prince of Persia The Lost Crown resolve isso de uma forma elegante e não deixa a peteca cair em nenhum momento.

Um jogo para todos

Diferente de outros jogos que "são difíceis porque quero que seja", Prince of Persia The Lost Crown traz diversos ajustes de dificuldade, incluíndo aí aumentar ou diminuir o dano tomado e causado, tempo para bloquear ou aparar ataques inimigos e até mesmo portais para pular as seções de plataforma.

Foto: Ubisoft

Tem (muita) gente que irá torcer o nariz para estas opções, mas isto permite que uma gama muito maior de jogadores queira jogar e, principalmente, possam progredir no jogo, independente do grau de habilidade.

LEIA TAMBÉM ► Prince of Persia: The Lost Crown novo vídeo revela mundo do jogo

Veredito

Prince of Persia The Lost Crown traz uma história com muitas reviravoltas que surpreendem os jogadores enquanto apresenta ação, combates e gráficos surpreendentes.

Foto: Ubisoft

O jogo é chamativo e nos faz querer jogar mais e mais, revelando o gigantesco mapa, encontrando novos inimigos e chefões que testarão nossas habilidades. O melhor de um jogo é sua jogabilidade, que nos faz crescer e melhorar conforme o jogo avança e Prince of Persia The Lost Crown entendeu e aplicou perfeitamente isso.

NOTA: 10

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

*Review feito com cópia do jogo para PC gentilmente cedida pela UBISOFT


Pontos moeda