Pesquisadora roda Doom usando bactérias intestinais
Pesquisadora do MIT cria tela com bactérias E. coli para exibir Doom, mas cada quadro leva mais de 8 horas para se formar.
O incansável esforço científico para fazer Doom rodar em tudo que é possível ganhou um novo capítulo. Depois de versões em testes de gravidez, tratores e até cérebros de ratos em jarros, agora temos Doom sendo exibido através de bactérias encontradas no intestino humano. A façanha é uma criação de Lauren "Ren" Ramlan, pesquisadora de biotecnologia e doutoranda no MIT, que utilizou bactérias E. coli para formar uma tela de exibição do clássico shooter.
Ramlan desenvolveu um display de 32x48 pixels em 1-bit, composto por células de E. coli, onde cada célula funciona como um pixel individual. Ela conseguiu iluminar as células conforme necessário, usando uma proteína fluorescente. No entanto, Ramlan admite que "rodar" Doom com essas células seria um desafio gigantesco, devido à capacidade extremamente limitada delas. O que ela conseguiu foi usar a parede de células como um display para Doom, renderizando a jogabilidade com as E. coli iluminadas.
LEIA TAMBÉM ► Remake de The Witcher: novidades reveladas pelo desenvolvedor
A inovação não permite, contudo, jogar Doom de maneira fluida. Para exibir apenas um quadro da jogabilidade simplificada em preto e branco, com resolução de 32x48 pixels, as células levaram 70 minutos para iluminar e 8 horas e 20 minutos para retornar ao estado inicial, quando não precisavam mais estar iluminadas. Isso significa cerca de 8 horas e meia para exibir cada quadro individual do jogo, uma taxa de quadros que faz os piores framerates parecerem incrivelmente rápidos.
LEIA TAMBÉM ► Saiu no lucro? Ex-funcionário da Blizzard garante 10 Anos de WoW de graça
Para colocar em perspectiva, se Doom leva em média cinco horas para ser concluído e roda a 35 quadros por segundo (seu limite máximo), seriam necessários 599 anos para jogar Doom do início ao fim usando a tela de células.
Portanto, embora seja tecnicamente possível exibir Doom usando bactérias intestinais, a performance é extremamente lenta. Por enquanto, talvez seja melhor continuar jogando em calculadoras e outros dispositivos mais convencionais.
LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!
Fonte: PCGamer