Games

PlayStation 5 vende bem, mas ainda não o bastante

Metas de venda podem não ser atingidas, e custos de desenvolvimento para a próxima geração geram preocupações.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Sony/Playstation

O PlayStation 5 Slim está vendendo bem em comparação com o modelo original, mas parece que ainda não é o suficiente para superar o desempenho do PlayStation 4, conforme relatório recente.

Segundo a GamesIndustry Japan, a empresa de valores mobiliários Toyo Securities realizou um seminário em 27 de dezembro para discutir as vendas do PS5. De acordo com a empresa, a Sony venderá cerca de 18,5 milhões de unidades em 2024, abaixo da meta de 25 milhões. Anteriormente, presumia-se que o console não estava vendendo o suficiente devido a problemas de fabricação. No entanto, a realidade parece ser diferente. Embora o PlayStation 5 Slim esteja vendendo bem, suas vendas não são suficientes para superar as vendas do PS4 em um período semelhante. Ainda assim, está se saindo bem, e é provável que o presidente interino da SIE, Hiroki Totokoi, destaque isso nos próximos resultados financeiros da empresa.

LEIA TAMBÉM ► PS5 vs. PS5 Slim: o que realmente mudou no novo console da Sony?

Embora as vendas não atingir as metas, mesmo com o sucesso do PlayStation 5 Slim, não seja um problema importante agora, pode se tornar um problema muito maior na próxima geração de consoles, que não está tão distante. Conversas com terceiros revelaram o quão difícil é recuperar os atuais enormes custos de desenvolvimento com uma base instalada de 100 milhões de unidades, pois até mesmo a portabilidade de títulos para consoles Xbox e PC não ajuda muito. No relatório, a Toyo Securities destaca esse problema, dizendo que isso se tornará ainda mais problemático na próxima geração de consoles, sugerindo que a Sony deve parar de buscar maior desempenho, o que leva a custos de desenvolvimento mais altos, e lançar um sistema menor com maior apelo ao mercado em massa.

LEIA TAMBÉM ► PlayStation 5 atinge 50 Milhões de unidades vendidas em todo o mundo

Como revelado no vazamento maciço da Insomniac Games no mês passado, os custos de desenvolvimento estão saindo do controle para os jogos AAA e dificilmente são sustentáveis. Com a mudança de liderança na SIE, será interessante ver o que a empresa fará para mudar a situação e como isso impactará a indústria de jogos como um todo.

Por enquanto, 2024 parece ser um ótimo ano para a Sony e para os jogos, graças a títulos altamente antecipados como Final Fantasy VII Rebirth, Rise of the Ronin e Silent Hill 2 remake, que certamente impulsionarão ainda mais as vendas do PlayStation 5 Slim nas próximas semanas.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!