PlayStation: confira como garantir a segurança dos filhos durante as gameplays
PlayStation investe constantemente em recursos para dar ainda mais controle aos adultos sobre o que as crianças acessam na plataforma de última geração
Seja evitando uma compra indesejada no cartão de crédito, impedindo o acesso a conteúdos impróprios, ou até mesmo controlando o tempo de gameplay, a PlayStation investe constantemente em recursos para dar ainda mais controle aos adultos sobre o que as crianças acessam na plataforma de última geração
LEIA TAMBÉM
► ASUS Republic of Gamers anuncia os monitores da linha Swift OLED e Strix OLED
► Yasuke já não é descrito como samurai em Assassin's Creed: Shadows
► Path of Exile 2 tem grandes atualizações no endgame
No período de férias escolares, é natural que as crianças e adolescentes dediquem muito mais tempo aos seus hobbies, entre eles, o videogame, seja para interagir com amigos ou para curtir o seus jogos favoritos.
Para os pais e responsáveis por crianças que são fãs da PlayStation, há uma boa notícia: a empresa oferece uma variedade de ferramentas de controle parental projetadas para garantir que as crianças desfrutem de uma experiência de jogo segura e apropriada para cada faixa etária.
Segundo a Pesquisa Game Brasil realizada em 2024, 44% dos pais consultados afirmaram que têm filhos menores de 15 anos que jogam diariamente. Com maior frequência em frente às telas nas férias, aumenta também a preocupação destes pais em garantir a segurança das crianças quando estão online.
Para Catherine Jensen, VP Global de Experiência do Consumidor da Sony Interactive Entertainment, a preocupação é legítima, mas união entre a tecnologia de controle parental e o time de especialistas da PlayStation têm sido um pilar para criar um ambiente seguro para todas as crianças e adolescentes que possuem um PlayStation.
"Queremos dar aos novos usuários, especialmente aos pais, um vislumbre de como funcionam os controles parentais disponíveis no PlayStation, onde eles podem monitorar a experiência de jogo de seus filhos. Os recursos podem ser configurados diretamente no console ou por aplicativo”, afirma Catherine.
Diante disso, a PlayStation separou alguns desses recursos e como eles podem ajudar a manter o equilíbrio perfeito entre entretenimento e um ambiente seguro para os pequenos:
1. Restrições de idade e controle de tempo de gameplay
Com o PlayStation, é possível configurar as contas das crianças para que elas acessem apenas conteúdos apropriados para cada faixa etária. No PS5 por exemplo, existe a opção de aceitar ou rejeitar solicitações de exceção que os filhos podem fazer para jogos específicos.
Para os que são preocupados com as longas horas que as crianças passam na frente das telas, também é possível definir limites diários de tempo de jogo e ajustar horários específicos para cada dia da semana, garantindo que as crianças aproveitem o máximo da experiência sem exagerar.
2. Controle de comunicação e compartilhamento de conteúdo
É possível decidir se os filhos podem ou não se comunicar, partilhar conteúdos ou ver as criações de outros jogadores através da PlayStation Network. Por outro lado, para evitar o acesso a conteúdos impróprios no ambiente online, também é possível desativar o navegador da Web nos consoles PS4 e PS5, limitando o uso e impedindo a abertura de sites e aplicativos indesejados.
3. Limite de compra mensal e proteção por senha
Controlar os gastos digitais dos seus filhos definindo um limite mensal é algo simples de se fazer. Dessa forma, as compras realizadas serão cobradas diretamente do responsável da família, mantendo as finanças sob controle.
Os adultos também podem proteger o console criando uma chave de restrição de dispositivo para desabilitar a entrada de usuário convidado e bloquear alterações nas configurações de controle dos pais. Além disso, é possível definir uma senha de login para que somente os responsáveis possam acessar a conta.
4. Gestão familiar
Como administradores da família, os pais têm controle total sobre as contas das crianças. É possível, por exemplo, configurar permissões individuais, monitorar o uso do console, controlar o tempo de jogo e definir limites de gastos, por exemplo. Além disso, os pais também podem designar outros adultos de confiança como guardiões para ajudá-los nesse gerenciamento.
Para utilizar as ferramentas, é importante configurar o grupo familiar na PlayStation Network e adicionar as contas das crianças como membros da família. Depois disso, você poderá acessar suas configurações de controle dos pais no console, aplicativo móvel ou pela web via PC ou smartphone.
Para saber os detalhes sobre como ativar os recursos mencionados anteriormente, acesse a página oficial sobre controle parental no site da PlayStation: https://www.playstation.com/pt-br/parental-controls/.
Lembre-se de que essas ferramentas são projetadas para ajudar os pais e responsáveis a criar um ambiente de jogo seguro e divertido para seus filhos, incentivando hábitos saudáveis e garantindo que os conteúdos que os pequenos acessam sejam adequados a cada faixa etária.