Review: viva o universo de Harry Potter em Hogwarts Legacy
Game traz o universo de Harry Potter com todos os seus incríveis detalhes para você se sentir um bruxo de verdade
(Atenção: Review completamente SEM spoilers, pode ler sem preocupações)
Desenvolvido pela Avalanche Software para todas as plataformas no mercado, o game leva você a uma Hogwarts do fim dos anos 1800, quase 100 anos antes do bruxinho mais querido do mundo viver as aventuras narradas nos livros. Se você é um fã de longa data deve se lembrar que no início dos anos 2000 já houve uma série de games da franquia retratando os eventos dos livros e filmes e você nota facilmente algumas referências a esses jogos em certas cenas do início do game. Diferente das séries anteriores, que eram mais focados na ação, navegando por plataformas e disparando feitiços, agora temos um RPG de altíssima qualidade nas mãos.
A primeira coisa a dizer é que o jogo respeita muito a franquia, dos locais a história envolvida, tudo tem um cuidado especial quanto ao olhar de um fã, estamos falando de um produto feito por pessoas que realmente mergulharam na franquia, e para quem curte o universo Harry Potter, será uma viagem especialmente mágica. Agora se você está conhecendo esse universo, pode ter certeza que essa é uma forma belíssima de começar.
Logo nas primeiras telas o jogo pede para você fazer conectar sua conta do fã clube Harry Potter no site mundo da magia (www.wizardingworld.com), isso garante a você alguns itens especiais, mas faz algo ainda mais mágico, trazendo para o enredo do jogo as coisas que você define no seu perfil do site. Ele vai trazer a casa a qual você pertence, o seu animal de estimação, sua varinha e até seu espectro patrono que passam a fazer parte do game de forma natural, a medida em que esses elementos passam a fazer parte da história.
Ao iniciar o jogo você deve construir seu personagem, incluindo gênero, cor, tipo de cabelo, vestes, seu nome e assim o jogo entrega vai se adaptar a essas escolhas e a partir daí o prólogo do game começa!
Sua jornada se inicia
Você está em Londres e será levado a Hogwarts pela primeira vez. Nessa viagem você começa a perceber que seu personagem tem algumas habilidades incomuns, como a de poder ver um tipo de magia que nem todo bruxo pode ver, habilidade essa que é a base para a aventura que vai se seguir. O prólogo é um misto de história e ação, com momentos realmente muito bonitos, os diálogos são ótimos e tudo é dublado em português com perfeição. A sensação é de estar assistindo uma animação com uma nova história do universo Harry Potter.
Com a ajuda de um mentor, você percorrerá alguns locais inéditos logo nesse início, e desvendar um enigma antigo sobre essa magia que até então parece que só você consegue ver. Esses momentos estão embasando a história e vão permitir que você conheça alguns personagens e mistérios que vão acompanhar você na dali em diante.
Já na chegada a escola, em atraso para a cerimônia de seleção da casa a qual você fará parte no Salão de Principal, você deve passar pelo Chapéu Seletor. Aqui a primeira mágica, ele pegará as características do seu perfil no WizardingWorld para saber mais sobre você e definir a qual casa você pertencerá, assim como no site. Claro, você pode preferir trocar de casa, existem opções como numa conversa com o Chapéu, mas ele permitirá que você opine antes da decisão final.
A escolha da casa é importante no jogo, você terá acesso à Sala Comunal da sua casa, e lá, além de poder explorar detalhes do ambiente, conhecerá personagens próprios dela com os quais você poderá conversar. Os NPCs são importantes em Hogwarts Legacy a ponto de terem um controle de regulagem da qualidade exclusivo nas opções gráficas no PC, como comentaremos mais adiante. Feita a escolha, você será levado ao dormitório da sua casa, e aprenderá o ritual de entrada nela.
O dia seguinte começa quase como o primeiro dia de aula em uma escola comum, com você conhecendo novos amigos (NPCs), com professores tentando saber o que aconteceu na sua viagem a Hogwarts e claro, com você indo a aulas a aprendendo feitiços. Tudo acontece com muita naturalidade, a sensação de andar pela escola é ótima, com ambientes ricamente detalhados e muita coisa acontecendo onde quer que você vá, mesmo que não tenha a ver necessariamente com você. É uma escola, e como tal, está cheia de alunos fazendo de tudo um pouco.
A versão disponibilizada para o /Games foi a de PC, executando no nosso PC de testes com uma RX 6600 XT de 8 GB o jogo rodou com o preset Ultra, inclusive com RayTracing, exibindo uma performance excelente, sempre acima dos 60 FPS, muito graças a nova tecnologia FSR 2.0 da AMD, além é claro do Radeon Boost, sabemos que nem todos conhecem bem essas técnicas da AMD e em breve faremos um especial sobre elas. Em algumas “cutcenes” o desempenho foi muito afetado (com tudo no Ultra e RT ativado no máximo) mas estamos falando de uma versão beta e está prometido um pacth de desempenho para o primeiro dia, mas no geral, foi possível jogar sem nenhum problema com desempenho excelente nos momentos de gameplay.
Ver Hogwarts com efeitos de luz, reflexos de alta qualidade, muitos vitrais coloridos e salas de aula foi especialmente gratificante para alguém como eu, que jogou os anteriores, assistiu os filmes na época de seus lançamentos e acompanhou a história do bruxinho de perto. Quem curte esse universo certamente vai ter essa sensação quando começar a andar por uma Hogwarts absolutamente gigante e ir até as salas participar das aulas, conhecer mais alunos e aprender feitiços.
Esse RPG foi feito para levar você a Hogwarts como um aluno, e ele consegue fazer isso com maestria. Você vai passar por mistérios para chegar a escola, e lá, fará amigos, frequentará aulas de feitiços, vai comprar seus livros e sua varinha nos mercado como todo bom aluno quando chega a escola e vai se sentir fazendo parte desse universo como nunca.
Esse é o nosso primeiro conteúdo sobre o game, por hora, não queremos dar spoilers revelando demais sobre a história, mas haverão outros com mais detalhes em breve.
Sobre a polêmica e o boicote proposto ao jogo
“Não posso deixar de falar minha opinião, que nada tem a ver com esse veículo, sobre a “polêmica” envolvendo JK Rowling, dona do universo Harry Potter, sobre alguns posts antigos da escritora, e que motivaram algumas pessoas a tentar um boicote ao jogo. Fazendo uma parte bem rápida, apesar de ser canônico, o jogo não foi escrito por ela, muito menos desenvolvido. Para fazer um jogo como esse, além do licenciamento, temos várias empresas terceiras com milhares de pessoas nelas e levam para casa seu sustento através do trabalho que fazem na obra.
São pessoas envolvidas em programação, designers, escritores, modeladores 3D, músicos, compositores, diretores, atores, dubladores (de diversos países) enfim, vai do chefão de cada uma das diversas empresas envolvidas até as “tias da limpeza”, que sustentam suas famílias a partir desses produtos que direta ou põe indiretamente comida na mesa de dezenas de milhares de pessoas.
Então, pessoalmente, acho que tem muita gente aí querendo chamar atenção para si, tentando prejudicar o jogo, fingindo fazer jornalismo, dando notas e informações erradas em nome de uma moralidade que eles mesmos estão ferindo ao fazer algo que para mim é bastante antiético e vai diretamente contra os princípios da profissão, e com isso além de desinformar, acabem atingindo justamente os milhares de trabalhadores que dependem do resultado dos produtos para manter seus empregos e sustentar suas famílias.”