Games

Minecraft pode ser um “professor” de programação para os pequenos

Aprendizagem gamificada tem sido uma tendência na educação de tecnologia para crianças e adolescentes

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Xbox/Microsoft

Nem sempre o processo de aprendizagem é fácil para crianças e adolescentes, mas ele se torna mais simples, envolvente e motivador ao incorporar elementos lúdicos e desafios interativos. Em aulas de tecnologia, o Minecraft, por exemplo, tem sido um grande aliado de professores, que utilizam o jogo para ensinar habilidades de forma divertida e despertar autoconfiança e engenhosidade dos alunos.

“Usar jogos como ferramenta de aprendizado na programação oferece uma abordagem dinâmica e eficaz para aquisição das habilidades desse campo. Eles proporcionam um ambiente divertido e participativo, que desenvolve a capacidade de resolver problemas, aprimora a lógica e estimula a criatividade”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.

O especialista aponta benefícios importantes dos jogos eletrônicos no estudo da programação, dentre eles o Minecraft. Confira:

Resolução de problemas

Os jogos costumam incorporar elementos de quebra-cabeças e desafios, que exigem habilidades de resolução de problemas por parte dos jogadores. No Minecraft, por exemplo, ao se depararem com os obstáculos de criar o mundo que desejam no jogo, os alunos são estimulados a desenvolver o pensamento lógico e abstrato.

Essas habilidades são fundamentais no campo da programação, já que os desenvolvedores precisam criar algoritmos e soluções para uma variedade de problemas, apresentando uma oportunidade potencial para os alunos exercitarem sua engenhosidade.

LEIA TAMBÉM ► Melhores Seeds para Minecraft Bedrock 1.20: descubra novos mundos incríveis!

Estímulo à criatividade

Aprender programação por meio de games significa que os jovens podem moldar o ambiente do jogo de acordo com sua visão e preferências, o que estimula a expressão individual. Além disso, a criação de novos elementos dentro do jogo abre espaço para a inovação na programação, pois os alunos desenvolvem soluções exclusivas para implementar suas ideias. O Minecraft possibilita esse cenário, em que o jovem

Incentivo ao aprendizado

Ao oferecer recompensas imediatas e desafios, os jogos encorajam alunos a continuar e a superar dificuldades. Integrar a aprendizagem de programação em um ambiente divertido, gamificando as lições, faz com que eles sejam naturalmente atraídos para este processo de estudos. Isso significa que se envolvem de forma mais ativa e entusiástica, o que pode resultar em um aprendizado mais eficaz.

LEIA TAMBÉM ► Marvel's Wolverine de PlayStation 5 tem novo trailer vazado

“Os jogos não precisam ser vilões na jornada do aprendizado da programação, mas sim aliados poderosos. Por meio de escolhas estratégicas, plataformas educacionais e projetos inspirados, é possível transformar o tempo de lazer em uma ferramenta para aprimorar habilidades técnicas. Jogos podem ser verdadeiros heróis”, finaliza Henrique.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Sobre a Ctrl+Play

A Ctrl+Play é uma escola brasileira de tecnologia e programação que oferece cursos e programas inovadores para crianças e adolescentes. Seu objetivo é proporcionar um ambiente educacional divertido e interativo, onde os alunos possam desenvolver habilidades, programação, robótica, criação de jogos, modelagem 3D e conceitos de lógica de forma dinâmica, divertida e envolvente. A escola utiliza metodologias de ensino modernas e recursos tecnológicos avançados para proporcionar uma experiência de aprendizado estimulante e enriquecedora.