Games

Xbox não vai abandonar jogos físicos, afirma Phil Spencer

CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, garante que a estratégia do Xbox não depende da transição para o digital.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/TrueAchievmentes/Phil Spencer/Xbox

Após o vazamento dos planos da Microsoft para um console Xbox Series X “adoravelmente todo digital” no ano passado, surgiram preocupações entre os fãs sobre o futuro dos jogos físicos do Xbox e se a Microsoft estaria caminhando para um futuro totalmente digital em seu negócio de jogos. Agora, Phil Spencer afirmou que o Xbox não vai se livrar da mídia física e que isso não é um objetivo estratégico para a Microsoft.

Embora Spencer não tenha discutido o console vazado (a Microsoft já disse que os planos vazados estavam desatualizados), ele disse ao Game File que a Microsoft vai “seguir o que os clientes estão fazendo” em relação à mídia física.

“Somos favoráveis à mídia física, mas não temos a necessidade de impulsioná-la de forma desproporcional à demanda dos clientes”, disse Spencer. “Nós lançamos jogos fisicamente e digitalmente, e estamos realmente apenas seguindo o que os clientes estão fazendo. E eu acho que nosso trabalho ao administrar o Xbox é entregar as coisas que a maioria dos clientes deseja. E agora, a maioria dos nossos clientes está comprando jogos digitalmente.”

LEIA TAMBÉM ► Petição de fãs pedem a Sony para lançar Helldivers 2 no Xbox

Embora Spencer diga que a Microsoft apoia a mídia física, ele levantou preocupações em relação aos consoles e unidades de disco, que podem ser um “problema real” no futuro.

“Os consoles de jogos se tornaram, de certa forma, o último dispositivo eletrônico de consumo que possui uma unidade de disco”, disse Spencer. “Isso é um problema real, apenas em termos do número de fabricantes que estão realmente construindo unidades e o custo associado a elas. E quando você pensa nos custos que vamos colocar em um console - e à medida que você tem menos fornecedores e menos compradores - o custo da unidade de disco tem um impacto.”

LEIA TAMBÉM ► SAND LAND: novo vídeo mostra uma visão geral da jogabilidade

“Mas eu direi que nossa estratégia não depende de as pessoas migrarem totalmente para o digital”, acrescentou Spencer. “E se livrar do físico não é uma coisa estratégica para nós.”

Apesar dos comentários de Spencer de que se livrar do físico “não é uma coisa estratégica” para a Microsoft, no mês passado, o Xbox confirmou que o lançamento há muito esperado da sequência de alto perfil Hellblade 2 seria um título apenas digital.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Pontos moeda