Saviorless: jogo indie cubano chegará em abril após 7 anos
O primeiro jogo indie cubano é uma aventura de plataformas de fantasia sombria, que finalmente verá a luz após um desenvolvimento longo, conturbado e restrito
A editora francesa Dear Villagers e o pioneiro estúdio independente cubano Empty Head Games têm o orgulho de anunciar a chegada de Saviorless ao PC (Steam, EGS, GOG), PlayStation 5 e Nintendo Switch em 2 de abril com textos em português. Saviorless é um cativante jogo de plataformas 2D ambientado em um mundo sombrio de fantasia que destila uma arte vibrante desenhada à mão, onde os jogadores alternam o controle entre três protagonistas com habilidades únicas: Antar, a criança curiosa; Savior, o avatar mascarado; e Nento, o caçador impiedoso.
Os 7 episódios que narram a história do primeiro jogo indie cubano
Em 2016, o artista Josuhe Pagliery e o programador Johann Armenteros, embarcaram na jornada inovadora de montar uma pequena equipe e criar seu primeiro jogo independente, Savior, mais tarde renomeado para Saviorless,, em Cuba, em meio a significativas limitações sociais e tecnológicas.
Com o apoio da Innovadores Foundation, lançaram uma campanha de crowdfunding no IndieGogo, que teve um sucesso inesperado em poucos dias, demonstrando um apoio fantástico da comunidade global.
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Apesar de enfrentarem cortes diários de energia, falta de equipamento técnico, impossibilidade de trabalho remoto, acesso muito limitado à Internet (na época, tinham que se deslocar a um parque público para se ligarem a uma rede Wi-Fi) e impossibilidade de acessar qualquer forma de financiamento ou promoção internacional depois de gastar os recursos do IndieGogo, a equipe persistiu, alimentada por sua paixão e determinação em desafiar as adversidades.
A inexperiência e a saída de um membro da equipe principal colocaram à prova a sobrevivência do projeto, mas o grupo perseverou, impulsionado pela crença inabalável no potencial do projeto para desafiar as normas sociais e inspirar mudanças.
A chegada do programador David Darias injetou nova energia no projeto, levando a anos de experimentação incansável e ao desenvolvimento de múltiplas demos, cada uma delas um testemunho da paixão e perseverança deles.
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Apesar de enfrentar desafios injustos em matéria de marcas e restrições financeiras fora do controle, a parceria da equipe com a editora francesa Plugin Digital forneceu uma orientação muito necessária, sublinhando a importância da colaboração e da solidariedade na superação de barreiras sociais e políticas.
A história se desenrolará através dos olhos dos personagens principais: Antar, uma criança imprudentemente curiosa e determinada a desvendar os segredos das Ilhas Sorridentes; Savior, o feroz avatar mascarado de Antar, encarregado de lutar contra os horrores que se escondem no reino; e Nento, um caçador impiedoso obcecado por controle, cujas ambições podem alterar o curso da história.
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No cerne de Saviorless está a luta pelo controle. Antar, Nento e os Narradores disputam o domínio da narrativa, colidindo entre si na busca por autoridade. A mecânica única do jogo que permite aos jogadores incorporar cada personagem reforça o tema do controle, convidando os jogadores a obter diversas perspectivas e navegar pelas complexidades de uma história onde a dinâmica do poder está em constante fluxo.
Explore paisagens traiçoeiras, lute contra monstros de pesadelo e desvende uma narrativa misteriosa, tudo isso enquanto experimenta uma jogabilidade dinâmica e uma trilha sonora atmosférica que complementa o mundo sombrio de fantasia. Desde as melodias assombrosas que acompanham a exploração de Antar até às faixas emocionantes que sublinham as batalhas do Savior, a música do jogo é parte integrante da viagem envolvente.
Saviorless será lançado em 2 de abril de 2024 simultaneamente para PC, Nintendo Switch e PlayStation 5.
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Sobre Empty Head Games
A Empty Head Games é formada por Josuhe Pagliery, Johann Armenteros, David Darias, Ruben Cruces, Tony Nodarse e German Carrasco. No início de 2015, os dois primeiros participaram de uma experiência visual "não lúdica" chamada Destroyer na XII Bienal de Havana, que foi bem recebida e os inspirou a se dedicar em tempo integral ao desenvolvimento de jogos, incorporando mais colegas ao longo do caminho. Embora o trabalho deles sempre tenha sido inspirado por videogames, eles estão animados para dedicar totalmente seus esforços ao desenvolvimento de jogos independentes.
Sobre Dear Villagers
Com sede no sul de França, na ensolarada Montpellier, somos uma editora boutique composta por uma equipe de vinte pessoas. De mente aberta e versátil, Dear Villagers oferece orientação personalizada de marketing e produção. Nossa missão: Contamos histórias memoráveis através de jogos memoráveis. Amamos pixels, mas acreditamos nas pessoas.