Games

STEAM Academy anuncia vagas para o e-Sports STEAM Girls

75 meninas com idade entre 14 e 17 anos participarão de aulas de desenvolvimento de jogos 2D na abordagem STEAM, com premiação dos três melhores projetos

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: MVP Network/STEAM ACADEMY/Divulgação

A Steam Academy, plataforma de cursos gratuita que tem a missão de criar oportunidades para as mulheres no segmento de games e e-Sports, anunciou a primeira edição do e-Sports STEAM Girls. O evento tem como foco fomentar a prática das mulheres no e-Sports, por meio da capacitação em programação de jogos 2D na abordagem STEAM, estimulando o desenvolvimento cultural e a integração interinstitucional.

As inscrições estão abertas a partir de hoje, 8 de março, no site oficial do projeto, e estarão disponíveis até o dia 29/03. Serão 75 vagas para mulheres, que deverão ser inscritas pelos seus respectivos tutores em grupos de três até cinco integrantes. A inscrição é livre para mulheres entre 14 e 17 anos, de qualquer região do Brasil, e com as devidas autorizações dos seus responsáveis legais. Os tutores acompanharão a sua equipe ao longo de todo o projeto, atuando como mediador das atividades propostas pelo curso.

LEIA TAMBÉM ► O legado de Akira Toriyama nos games

“Acreditamos que a capacitação de mulheres tem um papel importante na sociedade e no mercado de trabalho, e é nessa confiança que é pautada a nossa parceria com os projetos da STEAM Academy. Como fãs do cenário, acreditamos no potencial cultural, social e educativo da prática de e-Sports e o contato com games, portanto, nossa participação na perfeita execução da plataforma do curso é fundamental para o sucesso do projeto e está de acordo com os nossos valores. Estamos focados em oferecer e entregar a melhor experiência possível para as participantes do curso, para que, no futuro, possam levar o conhecimento adquirido neste processo para suas vidas pessoais e ao mercado de trabalho”, afirma Renan Asperti, COO da MVP Network, empresa executora do projeto.

LEIA TAMBÉM ► Honor of Kings comemora o primeiro aniversário no Brasil com live para a comunidade

Como funcionará a rotina e o projeto desenvolvimento profissional

As aulas e encontros têm como objetivo inserir a cultura do e-Sports na rotina das participantes por meio da capacitação profissional, estimulando o desenvolvimento cultural dos games, contribuindo com o aprimoramento de habilidades técnicas para o mercado e competências sociais autônomas e colaborativas. Além disso, a participação no programa visa também a construção de novos valores e conceitos, a partir do contato das participantes com novas realidades e desafios.

As participantes do programa contarão com a orientação online de professores e mentores, especialistas na abordagem STEAM, que farão parte do processo, ministrando aulas e auxiliando durante o desenvolvimento dos jogos. As 15 equipes inscritas participarão de encontros online com profissionais de programação de jogos 2D, a fim de desenvolverem todas as habilidades técnicas e lógicas necessárias para a produção do jogo.

LEIA TAMBÉM ► Capcom Highlights traz novidades de Dragon’s Dogma 2 e Kunitsu-Gami

Ao final do cronograma, os grupos que se destacarem durante o desenvolvimento de seus projetos serão apurados por meio de uma bancada técnica, formada por personalidades dos e-Sports brasileiro, desenvolvedores de jogos, professores e produtores de eventos. Serão premiadas três equipes, nas seguintes categorias: 

■ Narrativa aplicada ao contexto
■ Técnica e jogabilidade
■ Criatividade e imersão

Cada integrante do grupo destaque receberá um tablet, incluindo os tutores. O prêmio será enviado em até 90 dias após o encerramento completo do programa, e todas as participantes receberão certificado de conclusão de curso.

Entenda o que é o Steam Academy, projeto detentor do e-Sports STEAMGirls

A plataforma Steam Academy é um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, por conta de sua importância e cunho social, e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O projeto é direcionado para mulheres que buscam se profissionalizar na área de games. Durante a iniciativa elas terão aulas de programação 2D e 3D em HTML5, Curso de abordagem Steam: Science, Technology, Engineering, Arts Matematic, e ainda participarão da discussão de assuntos de um mesmo conteúdo em áreas diferentes coordenados por pedagogas, e aulas com professor de educação física, que demonstrarão os benefícios de se aplicar os e-Sports no dia a dia das mulheres.

Para saber mais informações sobre o Steam Academy, acesse o site oficial e siga-os no Instagram.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Sobre a MVP Network

A MVP Network foi fundada pelos sócios Nelson Ferreira e Renan Asperti e é uma empresa especialista em esports, que desenvolve e organiza campeonatos e eventos com foco na profissionalização do esporte eletrônico. A empresa foi responsável de todas as edições do Game Lab by Fast Shop (iniciativa de esports da rede de lojas da Fast Shop), EFEST (Evento de temática Geek com esports) e São Paulo Jogos de e-Sports é uma realização da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, além da execução das edições da CPUE, Campeonato Paulista Universitário de Esports.

Sobre a STEAM ACADEMY

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte apresenta: STEAM ACADEMY – e-SPORTS STEAM GIRLS, realizado pela Associação Esportiva e Cultural CNB, MVP Network e com patrocínio da ArcelorMittal. Uma plataforma online e gratuita com aulas e cursos de games, e-sports e abordagem STEAM.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais aqui.

Sobre a AECCNB

A Associação Esportiva e Cultural CNB é uma entidade de terceiro setor que desenvolve projetos esportivos em diferentes modalidades, atuando em parceria com empresas e poder público. Conta com mais de 1500 alunos em suas escolinhas e núcleos sociais, além de realizar grandes eventos esportivos como o e-Fest (Festival de Esportes Eletrônicos).