Games

Duke Nukem 3D: Mod Voxel transforma o clássico shooter em 3D real

Mod revoluciona Duke Nukem 3D com modelos de inimigos, armas e itens realmente tridimensionais

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: ID Software/Divulgação

O modder Daniel Peterson, conhecido como Cheello, revelou um vídeo mostrando o progresso de um novo mod para Duke Nukem 3D - o Voxel Duke Nukem.

O Voxel Duke Nukem substituirá os sprites 2D de inimigos e objetos que se viram em direção ao jogador ao se aproximar, por modelos completamente em 3D. Os análogos voxel são feitos mantendo o estilo visual original, o que destaca especialmente o trabalho de Cheello de outros mods 3D para o jogo.

No novo vídeo, o criador mostrou modelos do herói, de uma vaso, de um avião de ataque (Enforcer), munição, um kit de primeiros socorros, além de alguns segundos de gameplay. O jornalista do DSOGaming, que notou o vídeo, elogiou-o muito: "Duke Nukem 3D nunca pareceu tão bom".

O Voxel Duke Nukem ainda não tem data de lançamento.

LEIA TAMBÉM ► Abril chega com muitos jogos grátis no Prime Gaming

Cheello já criou mods voxel no passado para Doom e Doom II: Hell on Earth. Assim como o Voxel Duke Nukem, são extremamente fiéis ao estilo dos shooters originais, de modo que, de longe, os modelos voxel parecem exatamente como sprites. No mês passado, outro modder, Derrick Davison, lançou o Brutal Voxel Doom, um mod para a segunda parte, combinando modelos voxel de Cheello com texturas de paralaxe e, além disso, tornando o jogo mais diversificado e cruel.

Duke Nukem 3D foi desenvolvido pela 3D Realms na Build Engine, que também foi a base para Shadow Warrior, Blood, Redneck Rampage, PowerSlave e Witchaven. Assim como a id Tech 1, o motor era pseudo-3D, mas graças à tecnologia de portal, permitia que os níveis fossem renderizados em uma velocidade mais alta e sem renderizar partes invisíveis, além de serem visualizados durante a edição sem pré-processamento. 

LEIA TAMBÉM ► Razer apresenta o poderoso laptop gamer Blade 18

LEIA TAMBÉM ► Exoprimal é ferro e fogo (e puro aço) com a colaboração de Mega Man

Além disso, suportava pulos, agachamentos, interação limitada com o ambiente, superfícies inclinadas e espelhos (via duplicação de modelo de sala e herói). Os inimigos em sprite permaneceram o padrão naquela época, mas se tornaram obsoletos seis meses depois - em Quake, os inimigos se tornaram poligonais.

Curiosamente, a Build Engine ainda recebeu suporte voxel em versões posteriores - essa tecnologia foi usada em Blood em 1997 para armas, upgrades, munição e elementos ambientais.

Duke Nukem 3D foi lançado em janeiro de 1996 no PC (MS-DOS). O shooter subsequentemente apareceu em várias plataformas, incluindo PlayStation, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!