Brasileiros consideram eSports uma modalidade esportiva legítima
Mais de 13 mil pessoas foram entrevistadas e dados revelam que 73,9% jogam jogos digitais e, deste total, 82,1% conhecem eSports.
A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 traz um painel específico para eSports e a relação que os gamers brasileiros têm com eles, revelando informações mais detalhadas e inéditas.
Ao total, mais de 13 mil pessoas foram entrevistadas para a PGB deste ano e, ao filtrar os resultados referentes ao tema, os dados revelam que 73,9% jogam jogos digitais e, deste total, 82,1% conhecem eSports.
A maioria (50,1%) também afirma que prefere jogar eSports, em comparação aos que optam por acompanhar os torneios e campeonatos mundo afora (49,9%). O link para a edição gratuita da pesquisa pode ser acessado aqui.
Os dados não param por aí: a PGB 2024 também mapeou a opinião dos entrevistados com relação aos eSports enquanto categoria esportiva, apresentando os seguintes resultados:
● 76,5% consideram os eSports uma modalidade esportiva e legitima;
● 85,2% consideram os eSports uma atividade séria e comprometida;
● 75% consideram que as emoções assistindo a uma partida de eSports podem ser as mesmas de uma partida dos esportes tradicionais;
● 83,7% concordam que um atleta de eSports é alguém que supera os seus limites;
● 54,5% consideram importante comprar produtos de marcas que patrocinam o seu time de eSports preferido;
● 73% consideram importante aprender sobre a história do time.
LEIA TAMBÉM ► Sony revela jogos gratuitos do PlayStation Plus de junho de 2024
“Este painel especificamente voltado para eSports é de suma importância para entendermos o comportamento de consumo e a dimensão do cenário gamer profissional aqui no Brasil”, afirma Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “Percebemos com estes resultados que o público do Brasil que joga e que acompanha esportes eletrônicos levam a modalidade a sério, possibilitando mais oportunidades de investimento na área e em jogadores profissionais”.
A faixa etária que mais joga os games competitivos está concentrada no público de 30 a 34 anos (19%). Este mesmo perfil é, também, maioria quando se fala da preferência por assistir a partidas e a competições (21%).
Além disso, o perfil que se declara gamer tem a preferência por jogar, representando 72% dos entrevistados, em comparação ao perfil que prefere somente assistir às transmissões de eSports.
“É possível notar este comportamento do público mais jovem, de estar mais disposto a jogar. Então, conforme a idade vai avançando, esse mesmo público prefere assistir aos jogos e às competições”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers.
Também foi possível compreender os hábitos de consumo dos gamers brasileiros com os eSports. Cerca de 38% jogam eSports todos os dias, e 20,7% dedicam, em média, de 4 a 6 horas jogando na semana, somando todas as plataformas.
LEIA TAMBÉM ► League of Legends: pacote homenageando Faker custa mais de R$ 1600
Além disso, 45,4% afirmaram que descobrem lançamentos, atualizações e novidades destes jogos competitivos através de amigos e membros das suas comunidades, e 59,7% já compraram skins para personagens ou equipamentos.
LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA
►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!