Games

Pretahub e Salve Games lançam o mapa “Zumbi dos Palmares no Fortnite”

Os participantes terão estações para jogar o game durante o evento, que também estará disponível gratuitamente em computadores, consoles e dispositivos móveis.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A Pretahub, em parceria com a Salve Games, anunciou o lançamento exclusivo do mapa “Zumbi dos Palmares” no Fortnite, no dia 03 de maio, no Festival Feira Preta. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de acessar em primeira mão no espaço Infanto-juvenil. O mapa pode ser acessado gratuitamente com o código: 6696-5695-8858, em várias plataformas, como PC, consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch) e dispositivos móveis (iOS e Android).

Foto: Salve Games/Preta Hub/Divulgação

O jogo apresenta uma proposta decolonial e promove aos jogadores uma experiência com a luta ancestral por justiça e igualdade, permitindo-lhes defender Quilombo dos Palmares contra ondas de invasores representados por figuras de robôs futuristas. Os heróis da resistência, Zumbi e Dandara, estão presentes como personagens não jogáveis, oferecendo mensagens de incentivo e equipamentos para fortalecer a equipe em sua luta.

A construção se deu a partir da utilização da tecnologia Unreal Editor for Fortnite (UEFN), tornando-se acessível para milhões de jogadores em uma das plataformas mais populares do mundo. Alexandre De Maio, diretor da Salve Games e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do game, explica como foi o desenvolvimento:

“Tentamos construir um jogo que fosse não apenas divertido, mas também educativo. Queríamos oferecer uma experiência imersiva que destacasse a história e a luta do povo negro no Brasil, além de proporcionar aos jogadores uma oportunidade de aprender enquanto se divertem”, afirma.

LEIA TAMBÉM ► Valve lança Proton 9.0 para rodar jogos de PC no Linux

O colaborador do projeto, Gui Senna, destaca a importância de sua imersão nas raízes culturais durante o desenvolvimento: 

“A viagem até a Serra da Barriga e a imersão nas raízes culturais enriqueceram meu entendimento da narrativa e me permitiram contribuir de maneira mais autêntica para a representação do projeto. Este projeto vai além da jogabilidade envolvente, é também uma obra cinematográfica, produzida por uma equipe diversificada de historiadores, dubladores e roteiristas negros”, comemora o artista 3D.
Foto: Salve Games/Preta Hub/Divulgação

O lançamento do mapa “Zumbi dos Palmares” durante o Festival Feira Preta é um marco não apenas para os gamers brasileiros, mas também para a representatividade e inclusão na indústria dos games. Este evento está inserido no projeto Bioma Comunicação Ancestral, uma realização da PretaHub apoiada pela Fundação Ford, que visa promover a conectividade entre profissionais criativos negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ com o mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM ► Apex Legends Desordem revela novo trailer de jogabilidade

Adriana Barbosa, também diretora-executiva da PretaHub ressalta a importância de trazer inspiração na história real do Quilombo de Palmares para o mundo dos games: 

“Esta iniciativa é especialmente significativa em um país onde os gamers negros e mulheres constituem a maioria, conforme revelado pela Pesquisa Game Brasil (PGB). O lançamento representa um marco na indústria dos games, oferecendo ao público uma experiência inovadora e profundamente enraizada na história e cultura afro-brasileira”, explica.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Sobre a Salve Games

A Salve Games é uma empresa de desenvolvimento de jogos com um forte compromisso com impacto social, inclusão e inovação. Os projetos são influenciados pela cultura periférica e a cena do Hip-Hop como os jogos Sonho Trapstar, Brasil Fusion e Music drive, além de mapas temáticos para o Fortnite. A empresa é liderada por Alexandre De Maio, um renomado repórter e ilustrador, notável por seu pioneirismo no jornalismo em quadrinhos no país. Além disso, é o fundador da primeira revista dedicada ao rap brasileiro e também sócio Catraca Livre, um dos principais portais de comunicação do país.

Sobre o Bioma

Com dimensões on e offline, o Bioma busca uma mudança de cultura na comunicação que fortaleça narrativas diversas. Dentro da sua plataforma online, ele apresenta múltiplos benefícios conforme a segmentação do público. Para os profissionais, serão ofertados conteúdos educativos de forma gratuita, incluindo o curso que apresenta a Comunicação Ancestral enquanto metodologia inovadora. Além da possibilidade de participar de uma comunidade vocacionada ao fortalecimento de profissionais diversos.

Sobre a PretaHub

PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É a evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia preta da América Latina, que em 2018 atinge a sua maioridade. Fundada por Adriana Barbosa, considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo e primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano pelo Fórum Econômico Mundial.