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Tetris original é hackeado sem modificações no cartucho

Hackers demonstram como hackear o game no NES através da tabela de pontuações

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Recentemente, um grupo de hackers e speedrunners expôs uma técnica inusitada que permite manipular o jogo Tetris em consoles NES (o Nintendinho 8 bits) sem modificações, recorrendo às tabelas de pontuação alta para injetar comandos diretamente na memória do console. Este método, conhecido como “execução de código arbitrário”, já foi observado em outros clássicos como Super Mario World e The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Foto: Nintendo

Essa técnica é notável particularmente porque utiliza a tela de pontuações altas do Tetris como um meio para execução de código. Hackers realizam isso através de uma falha específica que ocorre após alcançar uma pontuação extremamente alta, resultando num 'crash' que é, na verdade, utilizado para assumir o controle do jogo.

A complexidade aumenta quando consideramos que o Famicom, versão do NES no Japão, tem uma configuração diferente para os controles que, se explorada corretamente, permite aos jogadores manipular a memória dedicada à leitura de comandos dos controles adicionais conectados. Isso possibilita que os jogadores direcionem o fluxo de execução do jogo para locais específicos da RAM, utilizando os dados de entrada do controlador para influenciar o destino do código após o crash.

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Uma vez que o crash é induzido, essa falha na execução envolve manipular a área de memória do jogo que lida com entradas de controle adicionais. Isso permite aos jogadores redirecionar o processamento para a tabela de pontuação, onde é possível alterar as entradas e transformá-las em instruções de máquina legíveis pelo processador do NES. Este método foi detalhadamente explicado em um vídeo recente pelo grupo Displaced Gamers, transformando teorias privadas em uma demonstração pública e detalhada.

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Apesar das limitações devido ao número restrito de símbolos disponíveis na entrada de nomes na tabela de pontuações, as possibilidades são signficativas. Com o controle completo sobre a RAM, uma manipulação habilidosa pode até mesmo corrigir falhas no jogo que induzem a crashs, especialmente útil para jogadores que avançam para níveis extremamente altos de dificuldade.

Embora o Tetris do NES não tenha sistema de salvamento que preserve as pontuações altas após desligar o console, hackers têm que alcançar e inserir essas pontuações desafiadoras manualmente cada vez que iniciam o jogo. No entanto, isso não diminui a engenhosidade desses entusiastas que demonstram, de uma maneira bastante criativa, como antigas plataformas de jogos ainda podem surpreender.

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