Games

eSports no Brasil continua em ascensão, aponta PGB 2023

Atualização da 10ª Pesquisa Game Brasil (PGB) evidencia expansão dos esportes eletrônicos no Brasil e apresenta a lista de gêneros de jogos eletrônicos preferidos pelos gamers brasileiros, as plataformas de apostas mais populares e outros dados relevantes

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Pesquisa Game Brasil

O mais recente levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB), referência anual na análise do consumo de jogos eletrônicos no Brasil, acaba de divulgar um relatório atualizado sobre eSports, alinhado à 10ª edição do estudo. De acordo com o levantamento, os eSports continuam ganhando popularidade entre os jogadores brasileiros (70,1%, conforme PGB 2023).

No quesito familiaridade, os eSports tiveram um incremento de 1,7 ponto percentual em relação à PGB 2022, alcançando agora 82,9% de conhecimento entre os gamers brasileiros. Ademais, 48,8% do público que joga também participa de algum tipo de esporte eletrônico, uma tendência que se manteve estável em comparação com a edição anterior da pesquisa (48,7%).

“Os eSports mantiveram sua representatividade mesmo após o término do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, tanto do ponto de vista de número de pessoas que afirmam praticar, seja de maneira amadora ou profissional, quanto nas demais atividades que circundam todo o ecossistema da categoria”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

A prática de assistir ou seguir eSports é outra atividade que permaneceu constante entre os gamers brasileiros. Segundo a PGB 2023, 63,8% dos jogadores adotam este hábito, um crescimento de 0,6 ponto percentual em relação à edição anterior da pesquisa. Destes, a maioria (39,2%) assiste a vídeos ou lê sobre o tema de 1h a 3h por semana.

►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nossa comunidade no WhatsApp!

►► LEIA TAMBÉM: Diablo IV e Diablo Immortal terá live com devs para anunciar novidades  

A maioria dos gamers (26,5%) consome conteúdo de eSports duas vezes por semana, enquanto 26,1% o fazem três vezes por semana e 18,2% diariamente. Apenas 10,5% dos entrevistados consomem conteúdo de eSports menos de uma vez por semana, enquanto 1,1% declara não consumir tal conteúdo.

“A presença dos eSports na rotina dos gamers brasileiros não se limita a praticar algum título da modalidade, mas também em acompanhar campeonatos, transmissões de pro-players e celebridades do ecossistema, notícias e dicas desses jogos e muito mais. Por unir o jogo ao espetáculo, vemos os esportes eletrônicos construírem uma relação cada vez mais robusta com o público gamer em geral”, conta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.

PLATAFORMAS DE CONTEÚDO

De acordo com a PGB 2023, 74,6% do público gamer brasileiro se mantém atualizado sobre competições de eSports através de canais especializados. O número supera significativamente os que acompanham o segmento através dos canais de times e atletas (36,8%) e de celebridades de eSports (36,1%).

Foto: Pesquisa Game Brasil

eSPORTS MAIS CONHECIDOS E JOGADOS

No que diz respeito aos formatos de conteúdo preferidos dos gamers brasileiros, as partidas online transmitidas ao vivo ou gravadas lideram com 79,7%, seguidas por notícias online (61,8%) e, finalmente, a participação presencial em torneios, espaços de eventos e clubes de eSports (50,2%). No ambiente digital, o YouTube é a principal plataforma para o consumo de conteúdo de eSports (72,5%), seguido pelo canal SporTV (40,2%) e Instagram (38,9%).

Quanto aos gêneros de jogos de eSports mais conhecidos e jogados, os jogos de Futebol lideram com 81,4% dos jogadores atuais, seguidos pelo Battle Royale (69,6%) e Luta (61,3%). Em linha com a paixão nacional, o Futebol também se destaca como o gênero de eSport mais jogado pelos gamers no Brasil, com 64,6%. A pesquisa indica, em seguida, o FPS (62,4%) e MOBA (59,3%).

O Battle Royale é o gênero mais assistido em vídeos gravados, com 67,5%, enquanto o FPS é o mais consumido em transmissões ao vivo, com 53%, e também o que recebe mais doações dos espectadores — 15,4% dos gamers fazem contribuições para streamers de jogos de tiro em primeira pessoa.

Em relação aos títulos de eSports mais populares entre os gamers brasileiros, o CS:GO lidera com 94%, seguido pelo Fortnite (91%), Free Fire (90,9%), Call of Duty (90,6%) e League of Legends (90,1%).

Foto: Pesquisa Game Brasil

ARRECADAÇÃO E PLATAFORMAS DE APOSTAS

Os eSports, além de oferecer entretenimento e espetáculo, também proporcionam meios para ganhar dinheiro. Segundo a PGB 2023, 27,9% dos gamers brasileiros já lucraram com eSports, seja através de apostas com amigos (14,2%), plataformas de apostas (13,6%), competições amadoras (8,6%) ou outros métodos (1,1%).

O levantamento também mapeou as plataformas de apostas mais utilizadas pelos gamers brasileiros. No topo da lista, a Betano lidera com 71,1%, seguida pela Bet365 (51%) e Pixbet (43,6%).

A PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal durante janeiro deste ano. A pesquisa é uma iniciativa do SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e a ESPM.

Sobre a Pesquisa Game Brasil

Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos sites oficiais da pesquisa e da Go Gamers.