Games

Review: Exoprimal é um ótimo shooter cooperativo online da Capcom

Jogo apenas peca por não ter dublagem em português

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Ultimamente se tem uma produtora que tem acertado (muito) nos jogos lançados é a Capcom. A criadora de sucessos como Street Fighter, Resident Evil e outros clássicos, agora tenta sucesso em seu mais novo jogo cooperativo online, Exoprimal.

O jogo em um primeiro momento parecia que ia ser um projeto ligado a Dino Crisis, grande sucesso da Capcom que é uma mistura de survival-horror com dinossauros. Mas já nos primeiros vídeos e informações vimos que Exoprimal seria algo bem diferente.

Multiplayer com muita ação e diversão

O jogo no momento possui apenas o modo online, sem single-player. A história é contada conforme os jogadores passam por partidas, que são variadas a cada match feita, entre grupos de 10 jogadores (5 em cada time).

Para ver a história toda se desenrolar é necessária de 50 a 55 partidas, o que acaba criando um pouco de repetitividade, já que os modos de jogo e mapas ainda são poucos e devem ser desbloqueados conforme mais partidas são jogadas.

Porém, o jogo tem uma diferença divertidíssima: os exotrajes podem ser trocados a qualquer momento da partida. Então você pode modificar o seu personagem, classe e armas durante qualquer momento, o que traz uma grande variedade e estratégias para as equipes.

►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nossa comunidade no WhatsApp!

►► SAIBA MAIS: Exoprimal já está disponível no PC, PlayStation, Xbox e no Game Pass

►► LEIA TAMBÉM: F1 23: corra contra o campeão Max Verstappen em novo desafio do game

Gráficos incríveis e dublagem nem tanto

Em relação aos gráficos a RE Engine dá show novamente e mostra que foi um dos maiores acertos da Capcom. O jogo é leve mesmo em PCs mais modestos e roda bem nos consoles, mantendo o FPS estável mesmo com a presença de dezenas de dinossauros diferentes na tela. 

E lembrando: dezenas de dinossauros, exotrajes detalhados e muitas, muitas explosões e tiros voando na tela, com partículas para todos os lados. Ponto super-positivo para Exoprimal.

Porém, devo aqui reclamar da dublagem: hoje em dia, com centenas de novos jogos dublados (e muito bem dublados), a Capcom dublou apenas a IA Leviatã, personagem central do jogo. Os outros personagens estão apenas com legendas em PT-BR e acredito que isso pode (e deveria) ser consertado, já que muitos de nós gostamos de nossos jogos localizados (né, dona Nintendo?).

A história em segundo plano

A história do jogo não tem muitas surpresas, mas pode ser melhor trabalhada em DLCs e temporadas que virão. Basicamente é uma Inteligência Artificial chamada "Leviatã" que faz seus jogos-de-guerra, utilizando portais para jogar dinossauros contra os usuários de Exotrajes e então coletar dados. Claro, a trama se constrói conforme partidas são jogadas, mas falar mais do que isso seria dar spoilers.

CONCLUSÃO

Exoprimal é um ótimo shooter online cooperativo, mas ainda a muito trabalho a ser feito pela Capcom. O jogo está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S, PC via Steam e Xbox Game Pass.

Como jogo merece uma nota 4 de 5, perdendo 1 ponto pela falta de um modo campanha (que seria muito bem-vindo) e a dublagem em português brasileiro, que ficou faltando para um jogo tão grande. Mas com gráficos ótimos e jogabilidade fluída, Exoprimal merece toda a atenção que está ganhando.

Foto: /GAMES Folha Vitória/Rômulo Justen