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Street Fighter 6 não terá LP ranking resetado segundo desenvolvedores

Em entrevista a Inside-Games os diretores do jogo confirmaram que teremos patches anuais e o ranking será mantido.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Capcom

A Inside-Games recentemente realizou uma entrevista com os principais responsáveis por Street Fighter 6, Takayuki Nakayama e Shuhei Matsumoto, onde diversos tópicos foram abordados, incluindo a avaliação dos personagens do jogo e seus níveis de poder.

Durante a conversa, Nakayama falou sobre como os jogadores inicialmente enfrentaram os personagens E. Honda e JP, mas a percepção interna da equipe de desenvolvimento foi um pouco diferente. Segundo ele, os desenvolvedores costumam ter pensamentos distintos em relação à força de um lutador, se comparado com os jogadores mais experientes e dedicados.

A avaliação dos pontos fortes e fracos de um personagem de jogo de luta é um assunto subjetivo e pode variar dependendo de quem você perguntar. No entanto, a equipe por trás de Street Fighter 6 está ciente dessas diferenças de percepção e busca equilibrar o poder dos lutadores de forma cuidadosa para proporcionar uma experiência de jogo mais satisfatória para todos os tipos de jogadores.

Vamos falar um pouco sobre as partidas ranqueadas que, pelo menos até agora, foram a principal característica dos jogos de luta. Parece que os ganhos de LP e o intervalo de matchmaking se tornaram mais flexíveis em Street Fighter 6 em comparação com 5. Qual foi o seu processo de pensamento que levou a isso?

Nakayama: Usando Street Fighter 5 como base, analisamos quais partes provavelmente não eram boas para o jogador ou poderiam fazê-lo desistir do jogo e buscamos melhorá-las. A velocidade da revanche sendo tão incrivelmente rápida é especificamente por causa disso. Além disso, não olhamos apenas para jogos de luta, mas também pesquisamos outros gêneros e o que há de comum neles para sistemas de classificação.

Para obter Master Rank em Street Fighter 5, acho que você precisava estar em torno de 70% de taxa de vitória, mas em Street Fighter 6 parece que você pode chegar lá mesmo se mantiver algo em torno de 50% de taxa de vitória. Mesmo nessas classificações altas, definitivamente há muita diferença entre as habilidades dos jogadores, então ouvi muitos fãs de longa data pedindo classificações mais altas do que Mestre também.

Nakayama: Sim, estamos desenvolvendo certos sistemas para jogadores de alto nível. Nós mencionamos isso no showcase de Street Fighter 6 antes do lançamento do jogo, mas estamos planejando adicionar uma Master League e dentro dela ter períodos limitados de tempo que chamamos de "atos" onde os jogadores podem ganhar pontos específicos para a liga e apostá-los em partidas uns contra os outros.

Falando nisso, há rumores de que pode haver um reset do LP em algum momento.

Matsumoto: Não haverá redefinição de LP. Este é um novo sistema que estamos preparando para Street Fighter 6.

Nakayama: Desde antes do lançamento do jogo, já sabíamos que fãs apaixonados alcançariam os primeiros lugares rapidamente. O pro gamer Haitani já trouxe todos os personagens para o Master Rank, isso me fez pensar "Ele joga demais!" haha. Mas vamos trazer isso para você em um futuro próximo, então, por favor, aguarde.

Pela primeira vez desde antes do lançamento, Takayuki Nakayama mencionou as "Ligas Master" em Street Fighter 6, um recurso que será destinado aos melhores jogadores do ranking. A novidade é que os jogadores classificados como Master poderão competir entre si e apostar pontos dentro dessa liga, algo inédito na série Street Fighter.

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Nakayama enfatiza que não haverá redefinição dos pontos de classificação, o que deve tranquilizar aqueles que estavam preocupados com a facilidade de atingir o nível Master. Com as Master Leagues, os desafios serão mais intensos e competitivos para os jogadores de elite.

Quanto aos patches de balanceamento, a Capcom já tem planos para isso também. Os desenvolvedores revelaram que pretendem lançar um grande patch de equilíbrio uma vez por ano. Essa abordagem se baseia principalmente na temporada de torneios, evitando alterações drásticas durante o andamento dos campeonatos.

Dessa forma, os jogadores podem esperar atualizações regulares que visam aprimorar a experiência de jogo, mantendo a competitividade e proporcionando um ambiente mais justo e equilibrado para todos os participantes do mundo de Street Fighter 6.

Aqui está o que Nakayama e Matsumoto disseram sobre o assunto:

Acho que muitos jogadores também estão interessados em ajustes de balanceamento. Você tem uma direção específica em mente?

Nakayama: Nossa ideia geral é uma vez por ano. Não é bom mudar o equilíbrio durante as temporadas de torneios, então queremos manter isso em mente na Capcom Cup. Mas quando houver problemas como o problema técnico de arremesso não intencional do outro dia, trabalharemos para corrigi-los imediatamente. Ainda pode haver pequenas mudanças aqui e ali, mas esse é o nosso objetivo geral.

Matsumoto: Em outras palavras, nossa visão é fazer uma "mudança total no balanceamento do elenco" uma vez por ano.

Nakayama: Além disso, em relação ao equilíbrio, tentaremos buffar em vez de nerfar o máximo possível.

Buff... E. Honda... GULP

Nakayama: Desde antes do lançamento, passamos mais de 2 anos jogando centenas de partidas todos os dias e ajustando as coisas de um lado para o outro, então não acho que haverá algo muito extremo. Parece que muitas pessoas estão lutando contra E. Honda, mas olhando para os dados, as taxas de vitória de E. Honda e JP diminuíram bastante desde os primeiros dias após o lançamento do jogo. Também no Red Bull Kumite outro dia, Marisa foi a vencedora. Será interessante ver se a popularidade dela aumenta com isso.

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