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WoW Dragonflight: entrevistamos Graham Berger, Senior Game Designer do MMO

Senior Game Designer do jogo é um apaixonado pelo universo de World of Warcraft e jogador

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Blizzard

World of Warcraft é um mmo que nunca para de evoluir. Lançado em 2004, o game conta com uma base sólida de jogadores e atualizações, patches e extensões que o fazem continuar sendo um dos líderes no segmento.

A última expansão, Dragonflight é um sucesso de críticas e vendas, trazendo milhares de jogadores novatos e veteranos de volta ao universo de Warcraft, com novidades como a nova raça Dracthyr que permite aos jogadores voar mesmo sem montarias, novas masmorras e muito mais conteúdo pra lore do jogo.

Tivemos a oportunidade de entrevistar Graham Berger, Senior Game Designer de Dragonflight e do update Fraturas no Tempo. Graham se demonstrou um cara com verdadeiro entusiasmo pelo jogo (ele também é jogador) e nos contou as novidades sobre o jogo e o que podemos esperar no futuro de World of Warcraft.

Rômulo Justen - Como World of Warcraft continua sendo relevante mesmo após tantos anos?

Graham Berger - Grande parte do sucesso do jogo é que todos que trabalham nele também são apaixonados por WoW. Quando eu entrei no time, oito anos atrás, eu já era jogador, no caso do WoW Clássico. O que trazemos, com nossa experiência é a questão "como evoluir e trazer novidades para o jogo, mantendo o feeling original?".  Então, tentamos estas novas magias, classes, mecânicas, mas nos mantendo fiel ao que o jogo é, ao universo do jogo.

RJ - Como o jogo é muito complexo e já tem muitos anos, como é a escolha sobre o que será implantado e o que será consertado e trabalhado a cada novo patch?

GB - Nós temos muitas pessoas trabalhando no jogo todos os dias, então temos pessoas para o balanceamento, para bug fix, etc. Mas claro, penso que lançar novo conteúdo para nossa base e para novos jogadores é muito importante, assim todos podem ficar animados com as novidades que entrarão no jogo. 
Então, novas raids, novas mecânicas, raças, assim como a manutenção do que já existe, tudo entra nas pautas para conversa e discussão da equipe.  Já temos uma ideia, um direcionamento para as próximas 3 expansões, para a história do jogo, para onde deveremos seguir. E então, no meio disso, temos brainstorms para novas ideias, novas mecânicas para adicionar ao jogo. O que os jogadores podem esperar, um lugar que eles podem encontrar… tudo isso faz parte de todo planejamento que temos para o jogo.

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RJ - E sobre especificamente o último update lançado, Fraturas no Tempo, tem algo que você gostaria que os jogadores ficassem atentos?

GB - Como um jogador de dungeons em WoW eu gostaria que os players se atentassem a Mega Dungeon 'Despertar do Infinito', que traz uma experiência única e épica, muito desafiadora para World of Warcraft. Ver os jogadores se aventurarem e vencerem esta dungeon é ótimo, já que ela faz parte da história principal de Dragonflight.

RJ - Jogadores que fazem mais o tipo 'lobo solitário', gostam de jogar sozinho, terão como aproveitar toda lore de Dragonflight?

GB - O time traz uma cadência muito boa para o jogo, para a continuidade, mas lembrando que todo conteúdo pode ser aproveitado sozinho, e na parte das dungeons, temos o localizador de grupos, ou seja, você entra em um grupo, joga, termina a dungeon.

RJ - Teremos 'cameos' (figuras famosas de Worlf of Warcraft) aparecendo no patch?
GB - Sim, diversos inimigos e bosses antigos estarão a disposição para serem novamente enfrentados, nas Fraturas do Tempo. Estas lutas darão outra perspectiva sobre os encontros com estes inimigos.





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