Games

Brasileiro Zeebo, um dos piores consoles da história, ganhará emulador

Desenvolvedor está fazendo engenharia reversa no console para preservar jogos

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Google

Quando falamos em consoles de videogame, logo nos vem a mente os famosos PlayStations, Nintendos e Xboxs. Porém, poucos lembram (felizmente) que a Tec Toy lançou em 2009 o Zeebo, um obscuro console apenas no Brasil e no México para concorrer com o Nintendo Wii, Xbox 360 e PlayStation 3.

Junto a Qualcomm a Tec Toy criou um console que vinha com funcionalidades integradas de se conectar na internet 3G e então baixar os seus jogos, cerca de 40 que foram lançadas durante a vida útil do console.

O que impressiona são as empresas que trouxeram seus jogos para o console: Capcom, Eletronic Arts, Disney, Activision e outros estavam criando jogos para o console.

Foto: Google
Resident Evil 4 teve uma versão exclusiva para o Zeebo

O Zeebo foi um pioneiro na questão de jogos digitais, pois para adquirir os games, só pela internet. O console seria uma alternativa 'barata' aos consoles tradicionais, porém foi algo que não aconteceu.

O console também tinha pretensões de ser lançado em mercados que não tinham consoles oficialmente, como China e Rússia, porém isso não aconteceu e o console foi descontinuado em 2011.

E agora, ajudando na preservação de jogos, um desenvolvedor conhecido como Tuxality está criando um emulador para rodarmos os jogos de Zeebo, que estavam condenados a ficarem presos ao sistema.

►► Quer receber notícias, novidades e promoções do universo GAMER de forma 100% gratuita? Participe agora do nossa comunidade no WhatsApp!

►► LEIA TAMBÉM: GTA V ganha MOD com nova história e personagens gerados por IA

►► ASSISTA MAIS VÍDEOS EM NOSSO CANAL DE YOUTUBE!

O programador está trabalhando diretamente com o aparelho e fazendo engenharia reversa para conseguir rodar seus jogos. No vídeo acima o desenvolvedor mostra o sistema do console rodando e a tela de abertura do jogo Crash Bandicoot Nitro Kart 3D. 

Como podemos ver, ainda tem um grande caminho a ser percorrido, já que a emulação ainda apresenta problemas, mas já é um grande passo para encorajar a comunidade que se dedica a preservar games de todos os sistemas, mesmo que sejam de consoles que tenham sido mal-sucedidos como o Zeebo.