Pesquisa revela alto uso de cheats no competitivo de Pokémon
Diversos competidores foram desqualificados no campeonato mundial que aconteceu no Japão
Após uma semana em que os vencedores foram coroados no Campeonato Mundial de Pokémon 2023 no Japão, uma nova pesquisa realizada junto à comunidade competitiva de Pokémon Scartlet & Violet parece mostrar o quão difundida é a "trapaça" no popular jogo para Nintendo Switch. Os dados analisaram as equipes recentes utilizadas por profissionais e constataram que apenas cerca de 50% delas estavam em conformidade com as regras atuais do jogo.
"Reunimos mais de 850 equipes de aluguel recentes e as analisamos com nossas verificações habituais de hack gratuitas. Um pesadelo que se encerra com a temporada de Chris Brown!" tuitou Kurt, o criador do editor de saves não autorizado de Pokémon, PKHeX, fazendo referência ao atual diretor de esportes eletrônicos da The Pokémon Company. "Olhando para este ano e os anos anteriores, ainda vemos uma divisão aproximada de 50/50 das equipes sendo modificadas ilegalmente."
Vários competidores foram desqualificados do Campeonato Mundial deste ano devido a verificações mais rigorosas de Pokémon adulterados, levando a uma grande controvérsia entre os fãs sobre o que exatamente constitui trapaça e se a The Pokémon Company precisa tomar medidas para tornar a competição mais sustentável. Os jogadores precisam gastar centenas de horas batalhando nos jogos e treinando novas equipes sempre que as estratégias mudam, levando alguns a simplesmente "gerar" suas equipes preferidas usando ferramentas como o PKHeX. Eles não são mais fortes que os Pokémon normais, mas são muito mais fáceis de obter.
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De acordo com os dados de Kurt, cerca de 17% das equipes do Campeonato Mundial tinham Pokémon adulterados. Isso pode até ter incluído o campeão de 2023, Shohei Kimura. De acordo com a análise de Kurt, seu importante Amoonguss do tipo grama/venenoso tinha um valor modificado de IV de ATK de 0. Outro competidor de destaque, Tang Shiliang, derrotou o campeão de 2016, Wolfe Glick, nas primeiras rodadas. Ele parecia estar usando alguns Pokémon possivelmente adulterados também. Vale ressaltar que apenas possuir Pokémon "genned" não significa que o proprietário realmente fez algo ilícito. Os jogadores frequentemente trocam equipes, às vezes oferecendo pagamento em troca, e nem sempre sabem se o que estão recebendo é autêntico ou ligeiramente modificado.
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Essas modificações podem ser descobertas usando o PKHeX, a mesma ferramenta usada para criá-las em primeiro lugar.
"O PKHeX possui um recurso extremamente poderoso de 'verificação de legalidade' que pode identificar de qual encontro um Pokémon originou, sob quais condições ele aprendeu os movimentos e verifica outras características", disse Kurt ao site Kotaku.
Ele também busca o "Rastreador Home" associado ao uso da ferramenta de armazenamento online do jogo, além de analisar padrões de geração de números aleatórios em busca de anomalias.
O quão prejudiciais esses atalhos são considerados no espectro da trapaça continua sendo um debate acalorado. Para alguns fãs, isso arruína o espírito e a integridade do jogo, cuja fantasia central gira em torno de criar Pokémon como se fossem animais de estimação virtuais. Outros veem isso como um obstáculo para mais pessoas competirem online e descobrirem as alegrias do jogo de Pokémon em níveis avançados. Apesar de criar o PKHeX, Kurt não considera seu uso em competições isento de culpa.
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"Claro que isso não oferece vantagem durante a batalha (combativa), mas o tempo economizado pode ser usado para treinamento cerebral (entendimento da meta/quantas equipes forem possíveis). A análise deste ano não mudou minha opinião sobre nada, mas deixa mais claro o direito que alguns jogadores acreditam ter. Eles não entendem que o futuro provavelmente não será tão acessível quanto o presente habilitado para trapaças."
Kurt acredita que é improvável que o próximo console da Nintendo tenha as mesmas falhas de segurança que tornaram a adulteração tão generalizada no Switch, e não acredita que a empresa irá introduzir atalhos oficiais adicionais para competições.
"Se os jogadores não conseguirem mudanças de acessibilidade agora, provavelmente terão uma rude surpresa no futuro."
Fonte: Kotaku