Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional
Criado por três estudantes cariocas, o Patrono é um aplicativo mobile educativo voltado para o público infanto-juvenil
Desenvolvido por três estudantes universitários da UFRJ, o Patrono, jogo infanto-juvenil que auxilia crianças a manejar o dinheiro através de atividades lúdicas e divertidas, foi vencedor na categoria Games da 10º edição do programa Campus Mobile, concurso destinado a universitários e recém-formados, que promove o desenvolvimento de soluções mobile com foco em impacto social.
A ideia da criação do aplicativo surgiu do interesse em comum de Rafael Paladini Meirelles, Beatriz Figueiredo Alves e Jansen Cersosimo Moreira pelo mundo das finanças e investimentos.
“Fazer um aplicativo sobre finanças direcionado ao público infantil surgiu pela nossa vontade de incentivar o aprendizado das crianças para melhor lidarem com o dinheiro quando adultos. Já que elas possuem uma capacidade maior de aprendizado” - relata Rafael.
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Segundo o estudante, a parte mais desafiadora do projeto foi encontrar métodos para compreender melhor o assunto e traduzir os conceitos financeiros de forma lúdica para o entendimento infantil. Para isso, os três precisaram conversar com professores e procurar especialistas na área financeira. O aplicativo ainda se encontra em fase de testes e não foi lançado ao público geral, os estudantes estão trabalhando para produzir uma plataforma com uma melhor qualidade e sem interferências técnicas.
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Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms.
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Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.
SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.