Wrath Classic será lançado em 26 de setembro — entrevista com os devs
Devs Ana Resendez e Brian Birmingham participaram do encontro com jornalistas latino americanos
Após muita espera, Wrath of the Lich King Classic será lançado em 26 de setembro. A aclamada expansão de World of Warcraft dá prosseguimento a história de Warcraft 3, aonde Arthas, o Príncipe corrompido de Lordaeron, se mescla ao Lich King e toma o Frozen Throne para ele.
No dia 20 tivemos a chance de participar de uma coletiva com Ana Resendez e Brian Birmingham, engenheiros de software líderes da Blizzard, que falaram sobre o lançamento de Wrath Classic.
Confira abaixo algumas perguntas e respostas do bate-papo com os dois:
Filas intermináveis... como resolver?
Como um ponto contra para a popularidade da expansão, Wrath of The Lich King teve problemas com grandes filas de jogadores no seu pré-patch. Segundo Brian, a Blizzard adicionou 'layers' em seus servidores para poder inserir mais jogadores no mundo do jogo. Com essas 'camadas', jogadores podem estar em instâncias diferentes, mesmo que estejam no mesmo local, na mesma hora. Algo assim já é visto no WoW moderno e em outros jogos, como Lost Ark.
"Uma das coisas que temos feito na maior parte da história do World Warcraft é deixar os jogadores jogarem o que quiserem, onde quiserem, e tentar aumentar a capacidade do servidor para permitir isso", diz Brian Birmingham. "A filosofia clássica originalmente era tentar fazer com que todos voltassem a uma camada após o lançamento. Acabamos abandonando esse esforço, especialmente com uma grande onda de jogadores quando a pandemia chegou."
Segundo Brian, nem todos os problemas podem ser resolvidos com os 'layers', como as auction houses (casas de leilão), porém a adoção das camadas criou comunidades saudáveis e vibrantes. Os maiores servidores estão bloqueados e provavelmente continuarão assim, devido ao grande número de jogadores. Porém os outros estão com uma ótima comunidade, permitindo que jogadores possam criar personagens e permanecer neles sem problemas.
“Estou muito feliz em ver todos os avanços tecnológicos", diz Ana Resendez. "É uma conversa que temos o tempo todo com nossas equipes parceiras no jogo moderno. E isso nos ajuda a continuar explorando soluções diferentes para o futuro. Mas eu só quero reiterar que é algo que estamos constantemente analisando e monitoramos a saúde dos servidores de perto.”
Novos servidores foram criados para Wrath Classic, pois a Blizzard realmente espera um grande número de jogadores retornando, assim como a adoção de muitos novos, por conta da popularidade da expansão.
Random Dungeon Finder
A Blizzard havia anunciado que a ferramenta Random Dungeon Finder não estaria presente em Wrath Classic. O jogo, na época em que foi lançado, teve a ferramenta algum tempo depois do lançamento, em um dos patchs de update, formando grupos de 5 jogadores para fazer raides. O WoW utiliza até hoje esta ferramenta, mas muitos jogadores acreditam que Random Dungeon Finder foi o início do fim do sentimento de comunidade do jogo.
Explicando: antes os jogadores deveriam encontrar outros jogadores, combinarem, se equiparem e se ajudarem para fazer raides. Depois, com a Random Dungeon Finder, ao apertar de um botão, o game pareava os jogadores e pronto. Sem conversa, sem a busca... apenas a raide, acabou era tchau e obrigado pelos peixes.
“A experiência original era sem o Random Dungeon Finder, pelo menos no início de Wrath”, diz Resendez. "Mas dito isso, é algo que temos falado muito na equipe. Não acho que foi uma decisão fácil. Esse sistema automatizado de já escolher quem vai ser agrupado com você pode criar menos comunicação pessoal. Então, estamos realmente inclinados para o lado oposto disso — você escolhe o grupo que deseja experimentar e tem algumas interações sociais.”
“A descoberta automática de masmorras é uma ferramenta legal se você quiser jogar um jogo rápido durante o almoço, eu entendo”, acrescenta Birmingham. “Mas também há valor em um tipo de jogo em que você precisa se esforçar um pouco mais para fazer uma nova amizade, tentar chegar a outra pessoa para dizer: 'Ei, você quer vir fazer isso? ' Abrir essa conversa significa que você tem essas chances de fazer esses grupos fora das especificações ou tentar algo um pouco maluco. Em vez de esperar o tempo que levará para o DPS encontrar um tanque e um curandeiro, você pode tentar descobrir alguma forma de remendá-lo sozinho. E queremos esse tipo de oportunidade para ter esses compromissos sociais, e também essas oportunidades para resolver problemas de forma criativa.”
Não há previsão ou planos para a inserção da ferramenta no jogo, o que pode deixar alguns jogadores desapontados. Pessoalmente, acho muito melhor, pois o que fez WoW ser o game que foi na sua época, foi justamente a comunidade que se formou nele. Vários dos meus amigos que fiz em 2005, 2006 foram companheiros de raid em Azeroth.
Recriando a expansão mais amada de World of Warcraft
Jogadores que chegam em uma expansão tão querida geralmente são puristas. Muitas vezes aquilo que está em suas lembranças é muito maior e melhor do que a realidade. Então, mexer em um jogo tão querido e com tantas boas lembranças pode ser difícil.
“Em geral, gostamos de manter o mais próximo possível do Classic”, diz Resendez. “Uma grande parte disso é que queremos recriar experiências para ter o mesmo sentimento que tivemos na época do original. É algo muito difícil de fazer, especialmente quando a comunidade evoluiu tanto ao longo dos anos, e estamos olhando para isso através de um olhar diferente. Parte disso é que olhamos para o que a comunidade está dizendo, mantemos essa comunicação aberta.”
Resendez também adiciona que o feedback dos jogadores também é obtido através de suas ações ingame, pois muitos dos jogadores não postam nada sobre o jogo, apenas o jogam. Então, coletar dados do jogo e como está sendo jogado traz um feedback diferente e muito valioso para a equipe, que faz as modificações necessárias com esse olhar. Por isso, várias modificações e implementações do WoW atual estarão em Wrath Classic.
E as Dungeons Heróicas?
Um novo tipo de conteúdo, potencialmente chegando quando a raid Ulduar for lançada, é o nível de dificuldade adicional das masmorras heroicas, cunhadas como masmorras Heroic Plus.
“Estamos planejando introduzir uma nova versão mais difícil dos modos Heroicos que terão recompensas adicionais, provavelmente o próximo emblema e talvez o antigo equipamento Naxxramas de 10 jogadores também”, diz Birmingham. “Porque estamos planejando ter, à medida que Ulduar desbloqueia, as versões de 25 e 10 jogadores conseguem o mesmo loot drop de 25 jogadores, depois indo para o loot drop de 10 jogadores para o nível mais difícil.”
“Parte da razão para isso é porque queremos dar um pouco mais de vida às pessoas que estão dizendo: 'Estou indo para Ulduar, mas ainda quero fazer grupos em Naxxramas com 10 amigos. E se você quiser fazer isso, queremos ter certeza de que você ainda sente que isso é gratificante e algo que complementará suas atividades e parecerá um esforço que vale a pena. Mas também queremos ter certeza de que não temos o problema que vimos com o lançamento original de Wrath, onde as pessoas estavam sempre perseguindo essa versão cada vez mais fácil do heróico — mais fácil porque eram mais poderosas, e isso não mudou com elas.”
Lançamento aguardado… dia 26 está chegando"
Wrath of The Lich King Classic será lançado oficialmente nos servidores na segunda-feira, 26 de setembro. Você pode ter mais informações no site oficial da expansão: https://wowclassic.blizzard.com/pt-br/
Sobre a Blizzard Entertainment, Inc.
Conhecida por sucessos arrasa-quarteirão como World of Warcraft, Hearthstone®, Overwatch®, as séries Warcraft, StarCraft® e Diablo® e a série multifranquias Heroes of the Storm®, a Blizzard Entertainment, Inc., uma divisão da Activision Blizzard (NASDAQ: ATVI), é uma das mais importantes desenvolvedoras e lançadoras de software de entretenimento, famosa por criar alguns dos jogos de maior sucesso de crítica e público. O histórico de criação da Blizzard Entertainment inclui vinte e dois jogos nº 1* e diversos prêmios de Jogo do Ano. O Battle.net, serviço online dos jogos da empresa, é um dos maiores do mundo, com milhões de jogadores ativos.