Games

Estudantes viram “mini-prefeitos” com jogo online sobre gestão pública

"Cidade em Jogo", da ONG Viven, está agora disponível em versão para celular e estimula jovens a darem ideias para melhorar as cidades

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A Viven, organização sem fins lucrativos, lançou a versão mobile do “Cidade em Jogo” que já era utilizado há 4 anos com estudantes dos ensinos fundamental e médio em tablets e computadores. 

Foto: Reprodução/Cidade em Jogo

Agora, os estudantes poderão experimentar a gestão pública diretamente de seus dispositivos móveis, aprendendo na prática sobre cidadania, tomada de decisão, e prioridades na administração de uma cidade.

LEIA TAMBÉM

► Kingston apresenta desempenho de próxima geração com SSD NVMe NV3 PCIe 4.0
► Os 10 melhores mods de GTA 5 para revolucionar seu jogo
► Roblox Anime Fighters Simulator: veja os códigos mais recentes de 2024

O “Cidade em Jogo” é uma ferramenta que tem sido utilizada com sucesso no currículo de Educação Cidadã das redes parceiras da Viven, ou livremente por professores espalhados pelo Brasil. 

O jogo transforma jovens em prefeitos(as), desafiando-os a tomar decisões cruciais que impactam uma cidade fictícia de pequeno, médio ou grande porte. 

Desta forma, eles aprendem sobre políticas públicas e refletem sobre seus direitos e deveres como cidadãos, desenvolvendo habilidades necessárias para a vida em sociedade.

“Ensinar cidadania e direitos para os jovens é a missão da Viven e o Cidade em Jogo é uma ferramenta que conecta eles à realidade do dia a dia, ampliando a visão de mundo de cada um. Estamos em ano de eleições e poder trazer esse olhar dos estudantes para o que precisa mudar nas cidades é uma tarefa importante para termos adultos mais conscientes sobre o seu papel na sociedade”, afirma Camila Lopes, gerente pedagógica da Viven.

Para saber mais sobre o Cidade em Jogo acesse o link https://cidadeemjogo.org.br/ 

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA