Games

Age of Empires 25 anos: Wololo, a origem da palavra e do meme

O meme do Wololo é facilmente reconhecido por muitos jogadores, até por aqueles poucos familiarizados com a série Age of Empires. Todo mundo já ouviu um Wololo na vida.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Ao lado das batalhas épicas, jogabilidade estratégica e importância histórica, uma das mais principais contribuições de Age of Empires para o mundo dos games nesses 25 anos da franquia foi, sem dúvidas, o Wololo.

Foto: Microsoft/Xbox

O meme do Wololo é facilmente reconhecido por muitos jogadores, até por aqueles poucos familiarizados com a série Age of Empires. Todo mundo já ouviu um Wololo na vida.

LEIA TAMBÉM:
>>> A era dos consoles está chegando para o clássico Age of Empires

A palavra, dita pelo personagem Sacerdote com a função de converter tropas inimigas em aliadas durante uma partida, é hoje fonte para muitas risadas e tirinhas internet afora, sempre com o intuito de demonstrar mudanças repentinas em situações engraçadas.

Mas como essa simples palavra se tornou um meme? Para Vitor Machado, o Tomahawk, um dos responsáveis pela página de humor Age da Depressão, tudo é uma questão da sonoridade cômica com o efeito que ela tem dentro do game.

Foto: Microsoft/Xbox
Vitor Machado, o Tomahawk

“Wololo é uma palavra engraçada que gera um efeito muito legal, que não se vê em outros games, e fica mais engraçado quando você converte um elefante, uma catapulta ou até mesmo um estábulo inimigo para o seu lado. A palavra de Wololo é forte!”

Isso faz do Wololo uma das marcas que representam esses 25 anos de Age of Empires, de mudanças e evoluções ao longo de mais de duas décadas, com jogos sempre entregando diversão e bons momentos para milhares de fãs.

O próprio Tomahawk comenta que o meme inspirou ele e os amigos a criarem mais humor com aspectos do jogo até a página do Age da Deprê ganhar vida. Por isso que hoje, nos 25 anos de Age of Empires, o Wololo também se tornou algo maior do que o meme.

“O meme está aí: tudo o que era ruim, torna-se bom. Quem nunca quis converter um inimigo de um jeito fácil assim? Mais Wololo que isso são os companheiros de jogo que se tornam amigos de verdade”.

“Não posso deixar de lembrar dos grandes amigos dos meus clãs AGDP e GG of Empires, que foram do virtual para o real. Conhecer os amigos após anos de companheirismo online é algo que, certamente, todo gamer sabe o quão bom é: um grande Wololo da vida, quando o distante vira próximo”.

É com esse sentimento que celebramos o marco de 25 anos da série com os fãs. Parabéns, Age of Empires. WOLOLO. Parabéns, Wololo.