Games

REVIEW | Endless Dungeon: Um roguelike espacial que mescla gêneros

Endless Dungeon é um novo capítulo de uma série de longa data, composta principalmente por jogos de estratégia como Dungeon of the Endless e Endless Space

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Games Folha Vitória / Rômulo Justen

Endless Dungeon é um roguelike de ficção científica que combina a estética de um faroeste espacial com um toque de Guardiões da Galáxia. O mais recente lançamento da Sega e do Amplitude Studio traz heróis distintos e uma jogabilidade que segue a tradição de repetir runs para aprimorar suas habilidades permanentes, trazendo um sabor de roguelite, defesa de torres e muito, mas muito tiroteio e reviravoltas suficientes para se destacar.

LABIRINTOS INFINITOS

Isto pode surpreender alguns jogadores, mas Endless Dungeon é um novo capítulo de uma série de longa data, composta principalmente por jogos de estratégia como Dungeon of the Endless e Endless Space, se passando no mesmo universo destas séries. No entanto, não é necessário ter jogado nenhum dos títulos anteriores para desfrutar plenamente de Endless Dungeon, já que este é praticamente um capítulo independente, com lore suficiente para mergulhar em uma história completamente nova.

Tudo começa quando sua equipe de heróis relutantes colide com uma estação espacial abandonada e rapidamente descobre que a única maneira de sair de lá é alcançar o núcleo. Previsivelmente, o núcleo está localizado nas profundezas da estação, com vários andares para atravessar. Os estágios são gerados de forma procedural, então você pode esperar layouts diferentes, localizações de geradores de inimigos e outros elementos a cada corrida. Tudo o que um bom roguelite deve ter está ali. E claro: dificuldade. O jogo É difícil.

JOGANDO, MORRENDO E JOGANDO DE NOVO

A parte emocionante de Endless Dungeon é que ele joga sua carta de defesa de torres de maneira inteligente, alternando entre proteger sua torre - que é na verdade um cristal em cima de um robô aracnídeo metálico conhecido como "crystal bot" - e escoltá-la até o local que abrirá a próxima zona. O bot é a sua única chance de sobrevivência, e quando ele é finalmente destruído pelas ondas implacáveis de inimigos, é hora de voltar a contragosto para o saloon, que é o nome elegante para o hub onde todos os heróis naufragados passam o tempo, bebem e contam histórias fantásticas sobre suas atuações. Em outras palavras, é no saloon onde você pode encontrar novos heróis, desbloquear e aprimorar chips e mods de armas, descobrir novos distritos para explorar e muito mais.

Escolher os dois heróis iniciais para cada mergulho é um dos desafios mais complexos. A taxa na qual você os desbloqueia é bastante satisfatória, tornando a seleção diversificada e atraente não muito longe na aventura. Combinar personagens de maneira eficaz faz parte do processo, descobrir se Fassie forma uma equipe melhor com o especialista em suporte Shroom ou se Blaze, com alcance longo, seria uma opção melhor. Essa experimentação lhe dará as respostas certas, e fica ainda melhor quando um espaço para um terceiro herói é desbloqueado, indo de uma dupla para um trio nos desafios posteriores. Isso torna o jogo atraente e com um fator de replay muito alto.

Foto: SEGA

Endless Dungeon é o raro tipo de jogo cooperativo que funciona bem como jogo solo também. No caso de um jogador solitário, você pode alternar entre os personagens à vontade, assumindo o controle daquele que se sentir mais adequado a um desafio específico. No entanto, a inteligência artificial não se sai tão mal como em alguns jogos do gênero, e você tem uma função básica para ordenar que ela siga ou permaneça em um local específico. É divertido trabalhar em equipe com um humano ou a IA, a jogabilidade flui bem e é caótica o suficiente, sem se tornar difícil de entender entre todos os tiros e unidades implacáveis. Naturalmente, o jogo brilha se você coordenar seus esforços com outro jogador, mas se mantém firme se você estiver jogando sozinho.

TORRES, TORRES... E MAIS TORRES

A mecânica principal de Endless Dungeon gira em torno da coleta de recursos e da construção de torres contra as ondas de inimigos. Existem três recursos para ficar de olho: ciência, comida e indústria. A produção é baseada em portas, o que significa que cada vez que você abre uma porta para uma nova sala, a quantidade especificada de recursos é adicionada ao seu total. Com frequência, você encontrará geradores de recursos que pode usar para produzir mais do recurso desejado, mas esses dispositivos são um alvo tentador para as criaturas inimigas, então você deve tentar defendê-los também.

Foto: SEGA

Além da capacidade ofensiva bruta de sua equipe de heróis, você pode construir torres em locais designados. Você não tem total liberdade para colocá-las onde desejar, o que é uma pena (mas acredito que deixe o jogo menos bagunçado), o que significa que você tem limitações tanto em alcance quanto em combinações, e há praticamente não há potencial para imaginação e táticas. Você pode desbloquear novos tipos de torres gastando alguns recursos, e elas podem ser aprimoradas, melhorando seu jogo para os desafios futuros. 

LEIA TAMBÉM
► Alerta: Super Mario Bros. Wonder Vazou Antes do Lançamento Oficial
► Diablo IV dá início à Temporada de Sangue e fica disponível no Steam

Existem salas que, por acaso, estão quase na escuridão total, e nesses casos você não pode colocar torres até gastar um item para iluminar a área e torná-la totalmente funcional novamente. Você também pode encontrar alguns fragmentos que o crystal bot pode minerar para obter melhorias, como movimento mais rápido ou melhor defesa, mas mais uma vez, esses são opcionais e você deve considerar o risco de arruinar uma corrida antes de ordenar que seu bot siga em frente.

Alguns comandos, como iniciar uma pesquisa ou ordenar que o crystal bot se mova, desencadeiam uma onda inimiga, lembrando você de estar totalmente preparado ao fazê-lo. Torres cuidadosamente posicionadas em locais estratégicos, melhores armas equipadas, habilidades únicas e ultimate carregados e kit médico prontos.

INFINITO

A ação do game é intensa durante as ondas, com balas e raios voando por toda parte, há muita coisa acontecendo e pouco tempo para cuidar de tudo, exatamente como o jogo deve ser. Inimigos se movem rápido, heróis se movem com uma velocidade confiante. 

Endless Dungeon mostra aquilo o que se propõe a trazer. Temos um jogo que pega alguns gêneros testados e comprovados e acrescenta um toque original a eles, com um resultado que transborda familiaridade e novidade, conseguindo se libertar com sucesso da rigidez ocasional dos jogos de defesa de torres e roguelike (dois dos meus gêneros favoritos, com Bloons e Hades estando no meu top10).

Equilibrando de maneira inteligente momentos de tática e ação desenfreada, este é um jogo melhor apreciado no multiplayer. Mas, com a possibilidade de usar três heróis, mesmo sozinho, você conseguirá gostar. Fica mais difícil, mas não impossível.

 __________________________________________________________________________________ ►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!   __________________________________________________________________________________

Pontos moeda